A vida útil da bateria do iPhone tem melhorado gradualmente desde a série iPhone 13. No entanto, a última série do iPhone 15 não trouxe atualizações significativas no departamento de bateria. Mas, a empresa pode ter algo em mente, como sugerem novos rumores. A Apple estaria trabalhando em bateria personalizada para melhorar a vida útil da bateria de seus produtos futuros.
Bateria personalizada da Apple
De acordo com um relatório da ET News (Via: PhoneArena), há rumores de que a Apple está trabalhando em um design de bateria interna personalizado. A empresa está explorando materiais catódicos alternativos para melhorar o desempenho geral do módulo da bateria, com o objetivo de prolongar a vida útil da bateria de seus futuros produtos lançados após 2025.
O relatório sugere que a Apple está considerando ativamente aumentar o conteúdo de silício dentro da bateria, movendo longe do uso convencional de grafite como material anódico em baterias de íon-lítio. As propriedades exclusivas do grafite fazem dele a escolha ideal, armazenando e liberando energia elétrica com eficiência, garantindo desempenho confiável e duradouro da bateria em dispositivos móveis.
Embora uma abordagem baseada no silício possa potencialmente melhorar a capacidade geral da bateria e reduzir os tempos de carregamento, existe um desafio de que o silício tende a expandir-se durante o processo de carregamento. No entanto, a Apple parece ter encontrado uma solução para mitigar este problema.
Os rumores
Rumores sobre o desenvolvimento de suas próprias baterias de próxima geração pela Apple remontam a 2019. Na verdade, mesmo antes disso, a empresa tem colaborado com fornecedores para introduzir soluções inovadoras de bateria, como a bateria em forma de L que economiza espaço no iPhone XS.
Ao trazer o desenvolvimento de baterias internamente, a Apple ganha mais controle sobre o design e a construção de seus produtos. A empresa afirma que audita regularmente os seus fornecedores para garantir que cumprem os seus elevados padrões.
A Apple tem metas ambientais ambiciosas, com o objetivo de fabricar todos os produtos Apple com energia 100% limpa até 2030. Este compromisso exige que todos os fornecedores façam a transição para a eletricidade gerada a partir de energia solar, eólica e outras fontes renováveis.
Além disso, a empresa prevê a criação de produtos utilizando apenas materiais reciclados e renováveis. Num compromisso recente, a empresa pretende utilizar 100% de cobalto reciclado em todas as baterias “projetadas pela Apple” até 2025. Ainda não se sabe se a suposta bateria personalizada da Apple realmente acontecerá e se a empresa cumprirá seus objetivos.