A Apple parece interessada em transformar seus fones de ouvido sem fio em um wearable de saúde e fitness trazendo o monitoramento de frequência cardíaca para os AirPods.
AirPods pode ganhar recurso de monitoramento de frequência cardíaca
A empresa introduziu recentemente três novos recursos de saúde relacionados à audição para os AirPods Pro 2, e supostamente está preparando mais recursos desse tipo para o modelo de próxima geração.
A Apple lançou a versão iOS 18 Release Candidate junto com o lançamento da série iPhone 16 ontem. O 9to5Mac identificou um novo código na atualização sugerindo que a empresa poderia adicionar recursos de rastreamento de frequência cardíaca aos seus fones de ouvido. O código diz:
Use os dois fones de ouvido durante os treinos para rastrear e enviar sua frequência cardíaca para o Apple Health. Gerencie nas configurações do Bluetooth.
A publicação ainda acrescenta que o recurso pode estrear com os AirPods Pro 3, mas não serão os únicos fones de ouvido a apresentar essa nova funcionalidade. Fontes familiarizadas com os planos da Apple afirmam que a empresa também pode oferecer o recurso no Powerbeats Pro de próxima geração. Ambos os fones de ouvido provavelmente chegarão em algum momento do ano que vem.
Não está claro se a Apple planeja equipar seus fones de ouvido de próxima geração com um sensor de frequência cardíaca ou usar mágica de software para habilitar o rastreamento da frequência cardíaca.
O Google demonstrou anteriormente que qualquer fone de ouvido ANC pode rastrear sua frequência cardíaca usando uma técnica chamada audiopletismografia (APG), e a Apple pode utilizar uma solução semelhante para habilitar o recurso em seus fones de ouvido.
O APG
O APG usa os alto-falantes nos fones de ouvido ANC para enviar sinais de sondagem de ultrassom de baixa intensidade para os canais auditivos dos usuários e analisa os ecos capturados pelos microfones integrados para fornecer uma leitura da frequência cardíaca. Em seu estudo de campo de oito meses, o Google descobriu que essa técnica oferece um alto nível de precisão sem ter um impacto significativo na vida útil da bateria.
Se a Apple utilizar uma técnica semelhante em vez de depender de um sensor de frequência cardíaca dedicado, isso permitirá que a empresa ofereça rastreamento de frequência cardíaca em modelos mais antigos do AirPods Pro e nos novos AirPods 4 com ANC.
Como ainda estamos a muitos meses do lançamento do AirPods Pro 3, é muito cedo para dizer como as coisas podem se desenvolver.
Via: Android Authority