A Apple parece insistir em usar dois processadores em seus modelos de iPhone. Depois de adotar esse sistema com a série 14 do iPhone desse ano, parece que o iPhone 15 também virá com dois processadores diferentes. Assim, de acordo com um novo relatório, apenas os modelos Pro receberão o novo chip A17 de 3nm.
Série 15 do iPhone terá dois processadores
Há meses, muitos relatórios indicam que o novo chip A16 da Apple será reservado para os modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max em setembro. A Apple planejava reutilizar o chip A15 em seus clássicos iPhone 14 e 14 Max, o que não fazia desde o iPhone 5C e o chip A6.
Mas, se você acha que isso será uma exclusividade do iPhone 14, está enganado! Parece que a Apple decidiu renovar essa estratégia no próximo ano com o iPhone 15, de acorod com um insider no Weibo. Segundo ele, a Apple só deve usar seu novo chip A17 gravado em 3 nm nos modelos Pro e Pro Max, e apostar novamente em um chip A16 nos modelos 15 e 15 Max.
Apple A17 Bionic será inserido apenas nas versões Pro
O iPhone 15 Pro será muito mais poderoso que o iPhone 15. A gravação mais fina de 3nm, comparada aos 5nm do Apple A16, permitirá que a empresa melhore, não só a potência dos seus smartphones Pro e Pro Max, mas sobretudo a sua eficiência energética.
A Samsung foi a primeira a apresentar um chip fabricado no processo de 3 nm. Mas imaginamos que a produção do Apple SoC será feita pela TSMC. A Samsung afirma que o novo processo de fabricação é 45% mais eficiente em termos de energia do que o processo anterior de 5 nm, 23% mais eficiente e 16% menor em área de superfície.
Além disso, a Samsung espera até reduzir o consumo de energia e o tamanho em 50% e 35%, respectivamente. E aumente o desempenho em 30% nas gerações subsequentes com essa nova arquitetura de chips.
O TSMC deve, portanto, oferecer melhorias semelhantes. O que pode permitir que o iPhone 15 Pro e o 15 Pro Max se tornem os smartphones mais duradouros da Apple até hoje.
Com o seu iPhone 14 e iPhone 15, a Apple acentuará assim as diferenças entre os modelos clássicos e as versões Pro. O que poderia incentivar mais clientes a gastar mais dinheiro para mudar para um modelo mais caro.