Conheça o novo recurso de vídeo ProRes do iPhone 13 Pro!

conheca-o-novo-recurso-de-video-prores-do-iphone-13-pro

A Apple finalmente trouxe o recurso de vídeo ProRes para os seus iPhones da série 13. No entanto, ele foi inserido apenas no modelo Pro e no Pro Max. O recurso foi inserido na atualização do iOS 15.1, que incluiu a adição do ProRes no aplicativo nativo da câmera.

A inserção desse recurso foi realizada semanas depois que o aplicativo Filmic Pro adicionou a capacidade de gravar vídeos ProRes em seu aplicativo. Mas, de qualquer forma, não parece tão atrasado assim.

Recurso de vídeo ProRes do iPhone 13 Pro

A Apple anunciou o ProRes pela primeira vez em seu evento de setembro, quando apresentou quatro versões do novo iPhone 13 que espelhavam a família iPhone 12 do ano passado com modelos padrão, Mini, Pro e Pro Max.

O Apple ProRes otimiza vídeos e é especialmente útil para pessoas que fazem a graduação de cores ou usam software de edição como Final Cut Pro X ou Adobe Premiere Pro. Os arquivos de vídeo ProRes têm uma quantidade menor de compactação em comparação com os codecs H.264 e H.265 mais comuns usados ??atualmente no iPhone. O ProRes protege a qualidade da imagem do vídeo enquanto permite codificação e decodificação rápidas.

O iPhone 13 Pro e 13 Pro Max são os primeiros telefones a suportar o codec de vídeo Apple ProRes. Mas eles não serão os únicos dispositivos da Apple que podem. O novo iPad Mini, assim como os novos iPhones, possui processador A15 Bionic e também suporta vídeos ProRes. Macs suportam ProRes desde 2007.

Benefícios desse recurso no iPhone 13

Existem outros benefícios relacionados ao ProRes no iPhone 13. Você pode não apenas gravar vídeos no ProRes, mas também editá-los. E é por isso que o iPad Mini e sua tela um pouco maior e mais fácil de editar são importantes. Além disso, o popular aplicativo de edição para iOS Luma Fusion também anunciou suporte para vídeo ProRes.

O que é o Apple ProRes?

conheca-o-novo-recurso-de-video-prores-do-iphone-13-pro

É um codec de vídeo fabricado pela Apple em 2007. O ProRes pode compactar um vídeo em um arquivo pequeno, mantendo grande parte da qualidade e cor da imagem. É um codec amplamente utilizado otimizado para reprodução de vídeo mais suave em softwares de edição como Final Cut Pro X, Adobe Premiere Pro e Davinci Resolve.

Nos últimos anos, câmeras de vídeo como a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K conseguiram gravar vídeo e salvar o arquivo como ProRes em um cartão SD ou disco rígido. Isso torna a edição mais rápida porque você não precisa gastar tempo otimizando o arquivo.

Atualmente, existem várias pessoas que usam iPhones para capturar imagens para filmes e vídeos, profissionais ou não.

Quais modelos de iPhone 13 são compatíveis com ProRes?

Ambos os novos modelos Pro da Apple, o iPhone 13 Pro e o Pro Max , suportam vídeo ProRes. Ou seja, a Apple seguiu o mesmo manual que usou para o iPhone 12 quando lançou as fotos do Apple ProRaw. O novo iPad Mini também suporta vídeo ProRes.

A Apple diz que o ProRes depende do processador A15 Bionic, que possui codificadores e decodificadores ProRes no chip, por isso os modelos mais antigos não receberam o recurso.

A versão beta mais recente da Apple do iOS 15.1 para desenvolvedores inclui atualmente o ProRes. A versão final do iOS 15.1 provavelmente será lançada em algumas semanas. Mas você pode usar o ProRes por meio dos aplicativos Filmic Pro e Luma Fusion agora mesmo sem o iOS 15.1.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile