O evento de lançamento de novos iPhones é sempre muito aguardado. Recentemente, a Apple dividiu sua linha de smartphones entre duas gerações do silício da empresa, com o iPhone Pro executando a série de chips mais recente e o iPhone padrão indo com um componente da última geração. Com o lançamento de ontem da família iPhone 16, a Apple começa a nivelar isso e compartilha os chips Apple A18 e A18 Pro que irão alimentar todos os telefones mais recentes da empresa.
Chips Apple
Assim como o A17 Pro antes dele, o A18 é construído em um processo de 3 nm, dando a ele uma vantagem sobre os chips da Samsung e do Google. Infelizmente, a Apple parece estar se esforçando para evitar fazer comparações diretas com essa geração de silício e, em vez disso, destaca os ganhos do A18 em relação ao A16 Bionic que alimentava o iPhone 15 básico.
Comparado ao A16 Bionic, a empresa diz esperar um desempenho até 40% mais rápido e um consumo de energia até 35% menor, o que parece incrível para os usuários da empresa.
Apple A18 e A18 Pro
Com a IA ainda sendo o grande chamariz que é, a Apple não perde tempo destacando os recursos do A18 que são projetados para permitir um processamento poderoso no dispositivo, e o chip dedica recursos significativos a um Neural Engine de 16 núcleos. Isso é acompanhado por uma CPU de 6 núcleos e uma GPU de 5 núcleos, mas nem todos os avanços aqui são apenas sobre contagem de núcleos, e a Apple também dá ao sistema de memória do A18 uma reformulação, entregando um aumento de 17% na largura de banda disponível para os aplicativos mais exigentes.
O A18 Pro, por sua vez, é basicamente o mesmo chip que o A18, mesmo processo de fabricação de 3 nm, mas recebe algumas atualizações importantes. Elas incluem um cache maior, para um aumento geral de desempenho, um núcleo de GPU extra aumentando a contagem para seis, bem como algumas ferramentas extras para processamento de mídia, permitindo a exibição ProMotion de alta taxa de atualização, gravação de vídeo ProRes e codificação rápida.
Comparando esse chip com o A17 Pro, a Apple conseguiu processamento de CPU 15% mais rápido, e uma GPU 20% mais rápida (com até três vezes o desempenho de ray tracing), tudo consumindo 20% menos energia. O A18 Pro tem seu próprio Neural Engine de 16 núcleos, capaz de impressionantes 35 trilhões de operações por segundo.
Via: Android Authority