Desempenho gráfico

Desempenho gráfico do M4 Max em benchmark do Blender

O M4 Max da Apple se destaca nos benchmarks do Blender, apresentando ótimo desempenho gráfico, embora ainda fique atrás da Nvidia RTX 4090.

apple-pretende-lancar-os-primeiros-macs-com-m4-com-foco-em-ia-ainda-em-2024

Na semana passada, a Apple apresentou os novos MacBook Pros com os chips M4, M4 Pro e M4 Max, e os primeiros benchmarks de CPU (via Geekbench) mostraram resultados muito positivos, especialmente para o chip M4 Max. Agora, a atenção se volta para os testes de GPU, e os resultados continuam impressionantes.

Desempenho gráfico do M4 Max impressiona nos testes de benchmark do Blender

Imagem de chip m4 max

Esses benchmarks de GPU provêm do Blender Open Data, uma plataforma onde os usuários podem testar o desempenho do Blender tanto no CPU quanto no GPU. Ao contrário de benchmarks sintéticos, como o Geekbench, o Blender oferece uma visão mais realista de como o hardware se comporta em tarefas do dia a dia, dependendo da sua área de atuação.

M4 Max contra as opções da Nvidia

De acordo com os dados do Blender, o M4 Max obteve uma média de 5208 pontos em 28 testes. Esse resultado coloca o chip ligeiramente abaixo da versão para laptops da Nvidia RTX 4080, mas ainda acima da última geração do desktop RTX 3080 Ti e da atual geração RTX 4070.

Esse desempenho é notável, considerando que a Apple utiliza gráficos integrados diretamente no chip, ao contrário das placas discretas RTX 3080 Ti e RTX 4070, que ocupam muito mais espaço e consomem mais energia dentro de um PC desktop.

M4 Max comparado aos chips de topo da Nvidia

No entanto, quando comparado ao chip mais potente da Nvidia, o RTX 4090 para laptops, o M4 Max fica um pouco atrás. A versão para laptops do RTX 4090 obteve uma média de 6863 pontos, cerca de 30% mais rápido que o M4 Max.

Embora isso seja um destaque, há a questão da eficiência energética – o M4 Max da Apple consome bem menos energia do que qualquer alternativa de alto desempenho disponível nos laptops Windows. Contudo, para quem busca a máxima performance em qualquer situação, o M4 Max pode não ser a melhor escolha, embora ainda se destaque pela eficiência.

Considerações finais

Um dado interessante é que a versão desktop do RTX 4090, que tem uma média de 10880 pontos, é significativamente mais rápida que o M4 Max. Contudo, caso a Apple desenvolva um chip M4 Ultra, que duplicasse o desempenho do M4 Max, seria possível que esse novo chip superasse o RTX 4090, tornando a próxima geração do Mac Studio ainda mais atraente.