Com o lançamento do iPhone 16, muitas pessoas estão pensando em atualizar seus smartphones e comprar um dos modelos lançados na última semana. No entanto, você precisa ficar alerta, caso queira comprar um iPhone 16.
Alerta ao comprar iPhone 16
De acordo com a empresa de segurança online Kaspersky, desde que o evento “Glowtime” da Apple acabou na segunda-feira passada, os compradores da série iPhone 16 têm sido alvo de golpistas online e outros malfeitores tentando roubar o dinheiro das pessoas que tentam comprar seu novo iPhone.
Um truque usado por criminosos é criar um site que pareça uma loja online legítima e bem conhecida. Ao oferecer descontos falsos de 40% na linha iPhone 16, você é atraído pelos preços mais baixos, então você insere suas informações de cartão de crédito no site junto com seu endereço.
De acordo com as informações, alguns sites falsos até têm um lugar para as vítimas digitarem suas informações do PayPal para “pagar” por um iPhone que elas nunca receberão. Enquanto isso, as informações pessoais que eles divulgaram podem ser usadas pelo ladrão para fazer compras que aparecerão no extrato do cartão de crédito da vítima. E essas informações de cartão de crédito também podem ser vendidas na dark web.
Os pesquisadores da Kaspersky também dizem aos donos de iPhone para ficarem atentos a um golpe que oferece suporte técnico para ajudar usuários do Android a mudar para o iOS ou ajudar compradores de iPhone desinformados a aprender como usar seu novo iPhone.
O truque citado acima leva ao roubo do ID Apple e a senha do usuário do iPhone, que são solicitados para entrar no site que oferece suporte. Isso não é bom porque o ladrão “basicamente terá as chaves do seu reino digital”, de acordo com a Kaspersky.
Com seu Apple ID e senha, os bandidos podem obter controle do seu telefone, alterar senhas, acessar seus aplicativos bancários e outros aplicativos financeiros e acabar com você. Eles também podem fazer compras não autorizadas usando sua Apple Wallet. Digamos que fornecer seu Apple ID e senha não é uma boa ideia.
Jake Moore, consultor global de segurança cibernética da empresa de segurança ESET, diz que os criminosos têm “timing impecável quando se trata dos golpes mais recentes — e o lançamento do iPhone 16 é uma grande oportunidade para eles.
Se você não tem certeza se um site é legítimo, verifique a URL antes de compartilhar qualquer informação pessoal, sugere a especialista em segurança da Kaspersky, Olga Svistunova. Além disso, procure por erros de ortografia como “App1e” em vez de “Apple”. Ela acrescenta: “Os golpistas estão contando com fãs ansiosos baixando a guarda, então a vigilância é fundamental”,
Via: PhoneArena