A Apple lançou o A18 e o A18 Pro bem a tempo para a série iPhone 16, e o Pro teria uma GPU mais potente para tarefas gráficas intensivas, como realidade aumentada, renderização 3D e traçado de raios. Imagens dos chips Apple A18 e A18 Pro revelam dois designs diferentes.
Chips Apple A18 e A18 Pro
Fotos dos chips reais foram postadas online, mostrando que as plataformas são bem diferentes, apesar de terem sido construídas pela TSMC na mesma tecnologia de processo de 3 nm.
A TSMC utilizou o método InFO-PoP (Integrated Fan-Out Package-on-Package), que empilha pacotes DRAM diretamente sobre o die SoC, incorporando RDL (Redistribution Layers) de alta densidade junto com TIV (Through InFO Via). Dessa forma, o tamanho geral do chip é reduzido, garantindo forte desempenho térmico e elétrico.
Uma análise mais aprofundada do chip revela que o A18 Pro tem mais transistores, o que significa mais potência para o Pro, permitindo melhor desempenho geral.
A informação é de que a Apple reservou todos os recursos da tecnologia de processo TSMC 2 nm para os chips A19. No entanto, analistas alegaram que Cupertino só lançará o iPhone 17 Pro duo com chips de 2 nm porque a fabricante taiwanesa está tendo problemas com rendimentos.
Apple A18
O Apple A18 e o Apple A18 Pro são um par de sistemas baseados em ARM de 64 bits em um chip (SoC) projetado pela Apple. Eles são usados nas linhas iPhone 16 e iPhone 16 Pro e construídos em um processo de 3 nm de segunda geração pela TSMC. Anunciados em 9 de setembro de 2024, eles são os sucessores dos processadores Apple A16 Bionic e Apple A17 Pro, respectivamente.
O Apple A18 e o A18 Pro apresentam uma CPU ARMv9.2-A de seis núcleos de 64 bits projetada pela Apple com dois núcleos de alto desempenho e quatro núcleos com eficiência energética, uma GPU de cinco núcleos (A18) e seis núcleos (A18 Pro) e uma NPU com 16 núcleos.
A Apple afirma que o novo chip A18 é até 30% mais rápido em desempenho de CPU em comparação com o iPhone 15 com o chip A16 Bionic e 50% em comparação com o iPhone 14 com o chip A15 Bionic. Além disso, ele pode oferecer o mesmo desempenho de CPU do chip A16 Bionic enquanto consome 30% menos energia.
Agora sabemos que os chips são bem diferentes, graças as fotos inseridas acima, nesse post.
Via: GSMArena