Quando alguns usuários europeus instalaram o Apple iOS 17.4 beta, perceberam que os aplicativos web progressivos não funcionavam mais. Apesar de os usuários da UE pensarem que isso era um bug, estão descobrindo que não. Acontece que esta é uma decisão deliberada por parte da Apple, que a empresa detalhou em seu site de desenvolvedores.
Apple abandonará o suporte para aplicativos da web progressistas na União Europeia
A Apple abandonará o suporte para aplicativos da web progressistas na União Europeia, apontando a Lei de Mercados Digitais do Bloco como o motivo. Isso acontecerá a partir do iOS 17.4 e já está sendo visto na versão beta do sistema.
Mas, o que são aplicativos da web progressivos? São sites que você pode adicionar como um atalho à sua tela inicial como um aplicativo, mas com funcionalidades adicionais, como a capacidade de enviar notificações, oferecer emblemas de notificação e manter suas informações de login. Eles são baseados no mecanismo WebKit do Safari.
O problema está na exigência do DMA da UE de que a Apple permita que navegadores de terceiros usem seus próprios mecanismos no iOS, o que, por sua vez, significaria que esses aplicativos da web progressivos poderiam ser baseados em qualquer um deles, em vez do WebKit.
A Apple diz que fazer com que os aplicativos da web estejam em conformidade com o DMA da UE envolve muito trabalho que não é prático de realizar, dada a baixa adoção dos aplicativos da web pelos usuários. A Apple também cita preocupações de segurança com aplicativos da web progressivos baseados em mecanismos de navegador alternativos, observando que aplicativos maliciosos podem ler dados, recapturar permissões e obter acesso à câmera, microfone ou localização de um usuário sem o seu conhecimento.
Mudança acontecerá no iOS 17.4
Portanto, quando o iOS 17.4 chegar ao público em março, os usuários que moram na União Europeia não terão mais aplicativos da web progressivos, mas sim a opção de apenas adicionar marcadores básicos do navegador em suas telas iniciais, que serão abertas como uma nova guia em suas telas iniciais dos respectivos navegadores. Eles não manterão dados de login nem poderão enviar notificações.
A Apple também não poderia ter mantido os aplicativos da web progressivos como uma opção exclusiva do Safari nos iPhones dos usuários da UE porque o DMA exige que todos os navegadores tenham igualdade. A mudança está próxima de acontecer. A União Europeia tem sido implacável!