O iPhone conta com excelentes câmeras. No entanto, não podemos dizer que o zoom é dos melhores. Todavia, isso deve mudar a partir do modelo 15 do dispositivo. De acordo com alguns relatórios, a Apple adicionará uma lente de periscópio ao iPhone 15 Pro.
Câmera periscópio
O termo periscópio refere-se a um mecanismo que permite uma lente dobrável. Isso dá aos iPhones um zoom óptico muito maior, sem precisar de um telefone mais grosso.
Há rumores de que a Apple planeja adicionar uma lente de periscópio à linha do iPhone 15, mas houve problemas. Uma questão importante é que a Samsung possui patentes sobre a tecnologia, e a Apple supostamente quer excluir essa empresa de sua cadeia de suprimentos de câmeras com zoom dobrável. Assim, a Apple tem procurado fornecedores alternativos.
De acordo com Ming-Chi Kuo, espera-se que a Apple agora seja uma benção para vários fornecedores de componentes de câmera.
“O módulo de lente periscópio completo inclui uma lente 1G2P de alto ASP, dois prismas de alto ASP e um barril de lente”, escreve Kuo em seu post mais completo no Medium. “Os materiais de alto ASP são chaves para aumentar o valor de saída.”
“O fornecedor de lentes da Apple fornecerá serviços de montagem mais complicados pela primeira vez”, continua ele, “então Largan e Genius estão expandindo sua capacidade de produção em Taichung e Xiamen para atender a esse pedido”.
ASP é o preço médio de venda e, neste caso, Kuo acha que o custo é um problema para a Apple e para seus fornecedores. “Se o rendimento inicial não for bom, o ASP pode até chegar a US$ 60-70 (uma média de R$ 350,00) ou mais”, diz ele.
iPhone 15 Pro deve contar com lente periscópio
A Apple está trabalhando agora com cinco fornecedores para obter a lente do periscópio e os recursos associados. Provavelmente também é uma razão pela qual a lente será inicialmente limitada ao iPhone 15 Pro e ao iPhone 15 Pro Max.
Ele também diz que os fornecedores mais tarde “se beneficiarão de mais modelos de iPhone 16 adotando o periscópio e outras atualizações de câmera traseira”. No entanto, ele entrou em contato com o AppleInsider para confirmar que se referia especificamente ao iPhone 16 Pro e ao iPhone 16 Pro Max.
O analista Kuo parece ter parado de escrever seus relatórios anteriores de notas de investidores por volta de março de 2022 e, inicialmente, começou a twittar suas previsões. Mais recentemente, ele tem usado o Twitter para revelar mais relatórios como este.