Categorias
Apple

iPhone 17 e a inovação do modem C1: novidades e limitações

O iPhone 17 deve contar com algumas inovações na tecnologia sem fio, mas o modem C1 da Apple será implementado de forma limitada, com foco em modelos mais acessíveis. Descubra as expectativas sobre o iPhone 17 e suas novas tecnologias.

A Apple tem investido fortemente em chips sem fio, mas nem todas as inovações previstas para o iPhone 17 serão tão amplamente aplicadas quanto se imaginava. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, apenas um modelo da nova linha terá o modem C1 interno da Apple, que foi inicialmente esperado para substituir os modems da Qualcomm em toda a gama de iPhones.

Modem C1 limitado no iPhone 17: impactos e expectativas

engenheiros-dizem-que-projeto-de-chip-de-modem-da-apple-falhou-porque-e-mais-dificil-que-cpus

Embora o iPhone 16e tenha marcado o início do uso do modem C1, a maior parte dos modelos do iPhone 17, como o padrão 17, Pro e Pro Max, continuará utilizando chips de modem da Qualcomm por enquanto. A implementação do modem C1 será limitada ao “iPhone 17 Air”. Isso ocorre, em parte, porque o modem C1 não suporta a tecnologia mmWave, a qual é necessária para alcançar as velocidades 5G mais rápidas disponíveis. O C1 é compatível com as bandas 5G sub-6GHz, mas sua limitação impede a Apple de oferecer as melhores velocidades em todos os modelos de iPhone.

Além disso, essa escolha estratégica parece estar alinhada com os planos da Apple de primeiro utilizar seu modem em dispositivos mais acessíveis. Espera-se que versões futuras do C1 evoluam para suportar mmWave e outras melhorias, com o objetivo de uma transição completa até 2027, abrangendo toda a linha de iPhones.

Apesar das limitações do modem C1, todos os modelos do iPhone 17 contarão com um novo chip Wi-Fi desenvolvido internamente pela Apple. Com isso, a empresa poderá reduzir custos, já que os chips Wi-Fi Broadcom serão substituídos pelos próprios da Apple. Este novo chip, denominado internamente como “Proxima”, promete aprimorar a conectividade entre dispositivos Apple. Isso pode abrir portas para uma experiência mais integrada, melhorando a transferência de dados entre iPhones, iPads, Macs e outros produtos Apple.

Além disso, o chip Proxima não se limita ao iPhone 17. Espera-se que ele também seja implementado em versões mais recentes de dispositivos como o HomePod mini e a Apple TV, possivelmente ainda em 2025. Essa mudança promete não apenas melhorar a conectividade, mas também reduzir custos e fortalecer o ecossistema da Apple, proporcionando uma experiência mais fluida para os usuários que possuem múltiplos dispositivos da marca.

Por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Sair da versão mobile