iPhone envia dados analíticos para a Apple mesmo sem sua permissão

dois-pacotes-de-codigos-maliciosos-que-comprometem-dados-sao-identificados

Algumas preocupações com a privacidade do iOS foram levantadas, quando pesquisadores de segurança demonstraram que os iPhones enviam os mesmos dados analíticos para a Apple, independentemente de você conceder ou recusar a permissão.

Os mesmos pesquisadores demonstraram agora que a Apple pode vincular esses dados a usuários individuais, pois o mesmo ID é usado para contas do iCloud, o que é bem preocupante.

Envio de dados do iPhone para a Apple

Quando você configura um novo dispositivo Apple pela primeira vez, é perguntado se deseja ou não compartilhar dados analíticos com a Apple. “Ajude a Apple a melhorar seus produtos e serviços enviando automaticamente diagnósticos diários e dados de uso. Os dados podem incluir informações de localização”.

Você pode concordar com isso ou recusar, mas Tommy Mysk descobriu que exatamente os mesmos dados analíticos parecem ser enviados à Apple, quer você concorde ou não. Uma ação coletiva já foi movida sobre isso.

Apple diz que dados analíticos são anônimos

Mesmo que você concorde que a Apple colete dados analíticos de seus dispositivos, a empresa afirma que todos os dados são anônimos. “Nenhuma das informações coletadas o identifica pessoalmente. Os dados pessoais não são registrados, estão sujeitos a técnicas de preservação de privacidade, como privacidade diferencial, ou são removidos de quaisquer relatórios antes de serem enviados à Apple”.

A empresa indica que pode usar seu ID Apple para correlacionar dados de análise de todos os dispositivos nos quais você deu consentimento, mas novamente diz que você não pode ser identificado.

Você pode ver essas garantias no seu iPhone: Abra o aplicativo Configurações e vá até Selecione Privacidade e segurança. Role todo o caminho para baixo para tocar em Anélise e melhorias e Toque em Sobre Análise e Privacidade no parágrafo de abertura.

As preocupações com a privacidade do iOS se aprofundam

No entanto, Mysk parece demonstrar que essa garantia de anonimato é falsa, ao capturar os dados enviados à Apple e compará-los com os usados para identificar um usuário do iCloud por seu ID Apple.

Os dados analíticos da Apple incluem um ID chamado “dsId”. Conseguimos verificar que “dsId” é o “Directory Services Identifier”, um ID que identifica exclusivamente uma conta do iCloud. Ou seja, a análise da Apple pode identificá-lo pessoalmente […]

Os dados analíticos que a App Store envia para a Apple sempre contêm um ID chamado “dsId”. Não tínhamos certeza se isso era o mesmo que o DSID, o ID que identifica exclusivamente uma conta do iCloud. Confirmamos que são o mesmo ID.

A Apple ainda não se pronunciou a respeito.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile