Seu iPhone, em breve, pode ficar cheio de anúncios. Isso porque a Apple pode inserir anúncios em mais aplicativos pré-instalados em seu dispositivo. Isso incluiria aplicativos como o Maps e Podcasts, por exemplo.
De acordo com um relatório de Mark Gurman, do Bloomberg (Via: The Verge) , a Apple testou internamente os anúncios de pesquisa no Maps, que podem exibir recomendações quando você procura restaurantes, lojas ou outras empresas próximas.
Mais anúncios no seu iPhone
O The Verge nos lembra que a Apple já implementa um modelo de publicidade semelhante na App Store, pois os desenvolvedores podem pagar para que seu aplicativo seja promovido em uma página de pesquisa para uma consulta específica, como “jogos de quebra-cabeça” ou “editor de fotos”.
De acordo com Gurman, os anúncios no Maps podem funcionar da mesma maneira, com as empresas pagando para aparecer no topo dos resultados de pesquisa quando os usuários inserem determinados termos de pesquisa. Ele acredita que a Apple poderia introduzir anúncios em seus aplicativos nativos de Podcasts e Livros também.
E embora a App Store já tenha anúncios na guia Pesquisa, Gurman espera que a Apple expanda os anúncios para a guia Hoje e páginas de download de aplicativos, que acompanha relatórios anteriores de diversos sites.
Apple pode expandir mais seu negócio de publicidade
A Apple introduziu anúncios pela primeira vez na App Store em 2016 e também exibe aplicativos em seus aplicativos Stocks e News. Em setembro passado, a empresa começou a perguntar aos usuários se eles querem habilitar os anúncios personalizados que aparecem nesses aplicativos, em conformidade com sua própria política de App Tracking Transparency (ATT) que custa bilhões de dólares às plataformas sociais.
A ATT oferece aos usuários a opção de desativar as ferramentas de rastreamento que os anunciantes usam para exibir anúncios direcionados. Isso pode ter contribuído para o crescimento geral do setor de publicidade da Apple.
O movimento da Apple de abrir mais espaços de anúncios em sua App Store e em aplicativos pode sinalizar que a Apple está procurando expandir ainda mais seus negócios de publicidade.
O The Verge lembra que, em maio, um relatório do Insider revelou que Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, planeja reestruturar os negócios de serviços da Apple para direcionar mais atenção ao streaming e à publicidade.
O site lembra ainda que, esse braço de serviços da Apple, que inclui publicidade e suas várias assinaturas, teve um aumento de 12% na receita no último trimestre.