Alguns proprietários de iPhone parecem estar enfrentando um problema estranho ao usarem o navegador nativo da Apple. Alguns deles alegam que uma simples sequência de três letras é suficiente para causar o travamento do Safari.
Existem várias combinações possíveis que podem travar o Safari nos iPhones dos proprietários, incluindo “bes”, “wal” e até “tar”. Quando o Google é o mecanismo de pesquisa padrão e você digita esses termos na caixa de pesquisa do navegador, o bug aparece.
Safari trava com sequência de letras
Como qualquer outro aplicativo, o Safari tem seus problemas, mas poucos foram tão bizarros quanto o que os proprietários dos iPhones estão enfrentando agora. Uma simples sequência de três letras, de acordo com vários usuários do Twitter (Via: Gizchina), é suficiente para fazer com que o aplicativo do iPhone falhe.
As sequências de caracteres “tar”, “bes”, “wal”, “wel”, “old”, “sta” e “pla” são atualmente consideradas as culpadas pelo travamento do navegador nativo da Apple.
Evite digitar essas letras para que seu navegador não trave
Basta digitar essas três letras na caixa de pesquisa do Safari do seu iPhone para iniciar o bug. Se você estiver preocupado, o aplicativo será fechado de forma abrupta e imediata.
Após mais análises, parece que o problema tem uma relação com o Google. Porque isso não ocorre quando um mecanismo de pesquisa diferente está em uso quando o Safari é o mecanismo de pesquisa padrão.
Por que essas combinações específicas fazem o Safari travar ainda é um mistério. Surpreendentemente, alguns usuários mencionaram o fato de que alguns deles são as iniciais de varejistas americanos populares como Target, Best Buy e Walmart: “tar” para Target, “bes” e “wal”. Isso não adianta o esforço para encontrar uma solução.
Além disso, a Apple ainda não fez um anúncio formal sobre o assunto. Ou seja, ainda não temos uma solução adequada para esse bug. A empresa pode estar trabalhando nisso, silenciosamente, no entanto.
A questão atualmente parece estar centrada principalmente na Califórnia e na Flórida. Portanto, por qualquer motivo, é possível que o bug esteja no lado do servidor do Google. Mas parece estar melhorando com o tempo.
Alterar seu navegador ou mecanismo de pesquisa deve ser suficiente para contornar esse bug se você ainda o encontrar no seu iPhone enquanto aguarda uma possível atualização da Apple.
Esperamos que esse bug não chegue aos iPhones de outras partes do mundo. Pelo menos aqui no Brasil, ainda não vimos relatos de algo parecido. Inclusive, testei em meu iPhone e ele não apareceu.