A atualização para o iOS 18.1 traz uma nova interface para a Siri, especialmente para usuários dos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 16, que agora contam com a Apple Intelligence. Esta atualização inclui uma animação de iluminação nas bordas, que confere um visual mais atraente à assistente virtual.
Contudo, é importante ressaltar que essa nova estética não implica em melhorias substanciais nas capacidades da Siri. Abaixo, detalhamos as novidades disponíveis e o que ainda está por vir.
Siri no iPhone com iOS 18.1: uma nova aparência, mas sem mudanças significativas
As atualizações na Siri fazem parte do lançamento da Apple Intelligence, acessível em iPhones, iPads e Macs que operam com a versão mais recente do sistema. No iOS 18.1, é necessário que o idioma do dispositivo esteja configurado para inglês americano para utilizar esses recursos, com suporte a mais variantes do inglês prometido para o iOS 18.2 e outros idiomas internacionais previstos para 2025.
Caso a Apple Intelligence não esteja ativada, a Siri continuará com sua aparência antiga, em forma de orbe. Para quem tem acesso, a nova interface se destaca com animações que se adaptam ao som da voz do usuário.
Novidades na Siri
Atualmente, a principal mudança é a nova interface, mas também houve algumas alterações no comportamento da assistente. Uma das inovações é a possibilidade de ativar a interface da Siri ao tocar duas vezes no indicador de início, apresentando um teclado que permite a opção de digitar para interagir, ideal para situações em que falar não é viável. Além disso, a Apple aprimorou o motor de síntese de voz, tornando a fala da Siri mais natural.
Outra melhoria significativa é a capacidade da Siri em entender solicitações que possam sair erradas ou mal formuladas. Por exemplo, se você disser “Qual é o clima na Espanha, não, quero dizer França?”, a assistente deve compreender a intenção correta e fornecer as informações sobre o clima na França.
A Siri também se tornou mais competente em acessar manuais dos produtos Apple. Agora, ao fazer perguntas sobre como realizar tarefas em seu dispositivo, ela pode apresentar uma lista de etapas baseadas na documentação oficial da Apple.
Expectativas para Melhorias Futuras
A primeira rodada de melhorias significativas para a Siri deverá ser lançada com o iOS 18.2, prevista para dezembro. Essa atualização permitirá a integração do ChatGPT no nível do sistema, o que significa que a Siri poderá redirecionar perguntas que não souber responder para o ChatGPT. Isso ampliará a gama de perguntas que a assistente poderá responder, evitando resultados insatisfatórios de buscas no Google. Não será necessário ter uma conta paga para usar essa integração, mas será preciso optar por participar.
Um avanço considerável nas habilidades da Siri está programado para chegar no próximo grande lançamento, que deverá ocorrer “nos próximos meses” ou, segundo rumores, como parte do iOS 18.4 na primavera. Essa atualização permitirá que a Siri utilize dados pessoais armazenados no dispositivo para responder perguntas mais complexas, como “Quando é meu voo?” ou “Qual livro a Jane recomendou?”.
O iOS 18.4 também trará novas integrações da Siri com ações em aplicativos, permitindo que a assistente realize tarefas mais sofisticadas. Por exemplo, se você estiver visualizando uma imagem no aplicativo Fotos e disser “deixe mais viva”, a Siri poderá iniciar ações de edição automaticamente. Da mesma forma, ao discutir planos de jantar em uma conversa no Mensagens, você poderá pedir “ligue para o restaurante”, e a Siri conseguirá extrair o número de telefone da conversa e fazer a ligação por você.
Conclusão
Embora a Siri tenha uma nova aparência e som mais agradável, os usuários precisarão ser pacientes até que funcionalidades mais relevantes sejam implementadas. Também é preciso ter cautela quanto às expectativas em relação ao iOS 18.4; as atualizações focarão em perguntas relacionadas a contextos pessoais, e muitas falhas atuais, como controlar vários acessórios do HomeKit em um único comando, provavelmente permanecerão.
O marketing da Apple tem contribuído para uma expectativa elevada entre os consumidores, especialmente com anúncios que destacam recursos que não estarão disponíveis até o próximo ano. É discutível se a empresa deveria ter adiado essa nova e notável interface até que algumas funcionalidades significativas estivessem disponíveis. Em particular, a opção de digitar para a Siri quase sugere uma interação mais semelhante a um chatbot, mas a assistente ainda não está pronta para responder a esse tipo de solicitação.