Suporte Wi-Fi 6E do iPhone 15 pode trazer muitas melhorias

suporte-wi-fi-6e-do-iphone-15-pode-trazer-muitas-melhorias
Imagem: Gizchina

Ainda estamos há meses do lançamento da série 15 do iPhone. No entanto, muitos rumores e relatórios já surgiram. Inclusive, um relatório de analista aponta para o provável suporte Wi-Fi 6E do iPhone 15 este ano, dando a pelo menos alguns dos iPhones deste ano acesso a uma nova banda de frequência.

A adição do suporte WI-Fi 6E significaria maior capacidade, interferência reduzida e melhor desempenho de streaming de vídeo. Então, espera-se que o relatório esteja correto.

Suporte Wi-Fi 6E para o iPhone 15

De acordo com o MacRumors (Via: 9to5Mac), uma nota de pesquisa do Barclays que sugere que a Apple está trazendo suporte para o novo padrão para o iPhone 15, embora não tenha declarado se era em toda a linha ou apenas nos dois modelos Pro. A Apple já trouxe o padrão Wi-Fi 6E para os modelos mais recentes do iPad Pro, MacBook Pro de 14 e 16 polegadas e o novo Mac mini.

Como costuma acontecer com os padrões técnicos, a nomenclatura é bastante confusa. O Wi-Fi originalmente operava apenas na banda de 2,4 GHz. Isso oferece velocidades limitadas e está sujeito a interferências de coisas como micro-ondas.

O primeiro grande desenvolvimento foi adicionar acesso à banda de 5Ghz. Isso oferece capacidade significativamente maior, menos suscetibilidade a interferências, latência reduzida e velocidades mais altas. A mudança mais recente foi a adição da banda de 6 GHz.

renders-dsuporte-wi-fi-6e-do-iphone-15-pode-trazer-muitas-melhoriaso-iphone-15-exibem-design-identico-ao-xiaomi-13

Você pode pensar que os dispositivos que suportam Wi-Fi 6 forneceriam acesso ao Wi-Fi de 6 GHz, mas não, isso seria muito lógico. O acesso ao espectro de 6 Ghz requer suporte para Wi-Fi 6 Enhanced, mais conhecido como Wi-Fi 6E.

Benefícios do Wi-Fi 6E

O espectro de 6 GHz oferece uma série de vantagens sobre 5 GHz. Primeiro, oferece muito mais capacidade. Isso significa menos congestionamento nas cidades e permite canais mais amplos, o que oferece melhores conexões para streaming de vídeo e realidade virtual.

O Wi-Fi 6E efetivamente quadruplica a capacidade, pois oferece 14 canais extras de 80MHz e sete canais totalmente novos de 160MHz. Em segundo lugar, não há interferência com mais nada porque a banda de 6 GHz é reservada exclusivamente para Wi-Fi.

Além disso, os canais podem ser mais amplos, o que significa maior largura de banda para streaming de vídeo e outros aplicativos com muitos dados, como realidade virtual. As velocidades podem exceder 1 giga e a latência pode ser inferior a um milissegundo.

Desvantagens da tecnologia

Você provavelmente precisará de um novo roteador para aproveitar essa tecnologia. Muito poucos roteadores sem fio de hoje suportam Wi-Fi 6E, então você provavelmente precisará atualizar.

Em segundo lugar, o Wi-Fi 6E tem alcance mais curto do que o antigo Wi-Fi 6 e também é mais facilmente bloqueado por estruturas físicas. Portanto, se você mora em uma casa com paredes grossas, é provável que o desempenho seja prejudicado.

Isso não é um grande problema na prática, no entanto, já que a cobertura simplesmente cai para a faixa de 5 GHz.