UE já conseguiu que os iPhones da Apple tivessem USB-C, mas ela quer mais!

apple-ultrapassa-os-smartphones-samsung-na-europa

Recentemente, a Apple teve que se submeter às regulamentações da UE (União Europeia), mudando a porta Lightning dos seus iPhones pela USB-C. Mas a Europa ainda não terminou com a Apple, e o seu próximo ato seria fazer com que a gigante de Cupertino abrisse o seu jardim murado aos rivais.

UE deve exigir mais da Apple que apenas USB-C

Thierry Breton, o Comissário Europeu para o Mercado Interno, reuniu-se recentemente com o CEO da Apple, Tim Cook, para discutir a implementação da Lei dos Mercados Digitais (DMA). A nova lei visa tornar os mercados no setor digital mais justos e contestáveis. Ao fazer isso, ameaça a forma como a Apple conduz sua App Store e seus negócios de mensagens.

Os comentários de Breton após conhecer Cook sugerem que a Apple pode ser forçada a trabalhar com a concorrência. “A próxima tarefa da Apple e de outras grandes tecnologias, sob o DMA, é abrir suas portas aos concorrentes”, disse Breton ao Reuters (Via: Gizchina).

“Seja carteira eletrônica, navegadores ou lojas de aplicativos, os consumidores que usam um iPhone da Apple devem poder se beneficiar de serviços competitivos de uma variedade de fornecedores”, disse Breton. A Apple deve ter obrigada a fazer algumas mudanças mais, se quiser continuar atuando na Europa, pelo visto.

A Apple tecnicamente tem até 5 de março de 2024 para cumprir a Lei de Mercados Digitais e permitir lojas de aplicativos de terceiros ou carregamento lateral de aplicativos em iPhones. A Comissão Europeia também está investigando se o iMessage também deveria estar sob a alçada do DMA.

Se a comissão decidir que a plataforma de mensagens da Apple é suficientemente popular, será obrigada a oferecer interoperabilidade com outras plataformas de mensagens de outras empresas. Parece que as coisas podem ficar mais difíceis para a Apple.

A empresa não respondeu aos comentários recentes de Breton, mas a empresa se opôs às regras do DMA, citando preocupações de segurança e privacidade de seus usuários caso fosse forçada a cumpri-las. Mas Breton diz: “A regulamentação da UE promove a inovação sem comprometer a segurança e a privacidade”.

Enquanto isso, respondendo aos comentários direcionados de Breton na Apple, o CEO da Nothing, Carl Pei, recorreu ao X, antigo Twitter, dizendo que está “ansioso por mudanças mais positivas para os consumidores e para o planeta!”

Esperamos que a Apple se posicione sobre essas possíveis mudanças, em breve. A UE já conseguiu mudar a porta de carregamento fo iPhone e, não deve deixar a empresa em paz, enquanto não conseguir o que mais quiserem.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile