in

Apresente informações sobre o hardware no Linux usando o utilitário CPU-X

O CPU-X é uma ferramenta semelhante ao CPU-Z.

Apresente informações sobre o hardware no Linux usando o utilitário CPU-X
Imagem: Linux Links.

Ter acesso às informações sobre seu hardware é indispensável quando você precisa estabelecer exatamente qual hardware está instalado em sua máquina. Por exemplo, as informações ajudam um indivíduo do suporte técnico a diagnosticar problemas ou ajudam a avaliar se um sistema oferecerá suporte a determinado software ou hardware. O software CPU-X permite que os indivíduos estabeleçam informações de hardware no Linux sem abrir o gabinete do computador.

No Windows, o CPU-Z é uma ferramenta popular que reúne informações sobre os principais dispositivos de um sistema sem ter que realizar pesquisas técnicas e manuais.

O CPU-X é uma ferramenta semelhante ao CPU-Z, mas difere em alguns aspectos importantes. Primeiro, o CPU-X é um software gratuito e de código aberto. Em segundo lugar, é uma ferramenta projetada para Linux. Além disso, pode ser usado em modo gráfico ou em modo texto.

Informações sobre hardware no Linux usando o CPU-X

O projeto oferece suporte para Ubuntu:

sudo apt install cpu-x

Todavia, se não houver um pacote conveniente em sua distribuição, você tem acesso irrestrito ao código-fonte, para que possa compilar o programa sozinho.

Uma solução mais fácil é usar o .AppImage oficial do projeto. Faça o download do .AppImage e torne o arquivo executável.

Apresente informações sobre o hardware no Linux usando o utilitário CPU-X
O software CPU-X permite que os indivíduos estabeleçam detalhes de hardware sem abrir o gabinete do computador. Imagem: Linux Links.

O utilitário CPU-X exibe informações em uma série de guias de informações: CPU, Caches, Placa-mãe, Memória, Sistema, Gráficos, Bench e Sobre.

Na guia CPU, você obtém informações sobre o nome e número do processador do sistema, nome do código, especificação, família, instruções, bem como informações sobre a velocidade do clock e cache do processador.

Somos informados do tamanho da RAM junto com sua frequência DRAM. Enquanto a guia CPU é uma reprodução bastante fiel das informações oferecidas pelo CPU-Z, este não é o caso da guia Memória. Muitas informações estão faltando, como o tipo de RAM, latência do CAS e muito mais.

Há informações sobre o uso da GPU, junto com a velocidade do clock. O utilitário também relata em tempo real a temperatura da GPU.

O software também oferece alguns testes de benchmarking simples que você pode executar em um número configurável de threads.

Inicie o programa com a interface baseada em texto:

cpu-x -N
Apresente informações sobre o hardware no Linux usando o utilitário CPU-X
Imagem: Linux Links.

Esta é uma maneira útil de capturar as informações do sistema e pode ser facilmente retransmitida para outras pessoas.

Fonte: Linux Links