Take a fresh look at your lifestyle.

APT não localiza pacotes presentes no repositório

Não esta encontrando os pacotes do repositório no APT? Então saiba como resolver o problema.

0 148

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Essa é daquelas que deixa qualquer um de cabelo em pé. Não, é daquelas de moer o fígado… Ao tentar instalar algo no Debian, Mint ou Ubuntu, assim como em qualquer outra distribuição Debian-like, o(a) amigo(a) pode se deparar com o famigerado “Unable to locate package NOME-DO-PACOTE”. Saiba como resolver o problema do APT que não localiza pacotes presentes no repositório.
Esse cenário pode ocorrer quando o pacote realmente não existe no repositório ou quando há algo de errado no repo, mas também pode ocorrer mesmo quando o pacote existe e tudo mais está ok no repo. Nesse caso, pode tratar-se de uma falha no cache local do APT.

Liberar o cache do APT

Bem, a primeira providência, obviamente, é liberar o cache do APT e atualizá-lo novamente. Para isso, logado com usuário root, utilize os comandos abaixo.
1 – Liberar o cache:
sudo apt-get clean all
2 – Aquecendo o cache:
sudo apt-get update
Agora pode-se tentar instalar o pacote cujo o qual encontramos dificuldades. Se o problema persistir, precisaremos remover esse cache do APT manualmente.

Removendo manualmente as instruções de cache do APT

Observe que estamos liberando o cache do APT, não as configurações do APT. Ou seja, refaremos o cache assim que o removermos manualmente.
Antes de mais nada, vamos combinar uma coisa: Você tomará muito cuidado ao executar os comandos abaixo, pois o estará fazendo com usuário “root”. Portanto, somente execute o próximo comando após entendê-lo. Ok? Ok!
O cache do APT fica no diretório ‘/var/lib/apt/lists‘. Removermos todo conteúdo do diretório com o comando ‘rm -rf‘.
Portanto, removeremos manualmente o Cache do APT com o comando abaixo:
sudo rm -rf /var/lib/apt/lists/*
Feito isso, vamos ‘aquecer’ o cache do APT:
sudo apt-get update
Agora é tentar instalar seu pacote. Boa sorte, amigo!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments