APT não localiza pacotes presentes no repositório
Essa é daquelas que deixa qualquer um de cabelo em pé. Não, é daquelas de moer o fígado… Ao tentar instalar algo no Debian, Mint ou Ubuntu, assim como em qualquer outra distribuição Debian-like, o(a) amigo(a) pode se deparar com o famigerado “Unable to locate package NOME-DO-PACOTE”. Saiba como resolver o problema do APT que não localiza pacotes presentes no repositório.
Esse cenário pode ocorrer quando o pacote realmente não existe no repositório ou quando há algo de errado no repo, mas também pode ocorrer mesmo quando o pacote existe e tudo mais está ok no repo. Nesse caso, pode tratar-se de uma falha no cache local do APT.

Liberar o cache do APT

Bem, a primeira providência, obviamente, é liberar o cache do APT e atualizá-lo novamente. Para isso, logado com usuário root, utilize os comandos abaixo.
1 – Liberar o cache:
sudo apt-get clean all
2 – Aquecendo o cache:
sudo apt-get update
Agora pode-se tentar instalar o pacote cujo o qual encontramos dificuldades. Se o problema persistir, precisaremos remover esse cache do APT manualmente.

Removendo manualmente as instruções de cache do APT

Observe que estamos liberando o cache do APT, não as configurações do APT. Ou seja, refaremos o cache assim que o removermos manualmente.
Antes de mais nada, vamos combinar uma coisa: Você tomará muito cuidado ao executar os comandos abaixo, pois o estará fazendo com usuário “root”. Portanto, somente execute o próximo comando após entendê-lo. Ok? Ok!
O cache do APT fica no diretório ‘/var/lib/apt/lists‘. Removermos todo conteúdo do diretório com o comando ‘rm -rf‘.
Portanto, removeremos manualmente o Cache do APT com o comando abaixo:
sudo rm -rf /var/lib/apt/lists/*
Feito isso, vamos ‘aquecer’ o cache do APT:
sudo apt-get update
Agora é tentar instalar seu pacote. Boa sorte, amigo!
Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Lançada primeira versão beta do Ubuntu GNOME 16.10!

    Previous article

    Hacker revela como conseguiu hackear várias contas do Facebook!

    Next article

    You may also like

    More in Artigos