in

APUs AMD de última geração terão suporte DDR5 e gráficos Navi 2

A AMD projetou a arquitetura Van Gogh para laptops de baixo consumo de energia.

APUs AMD de última geração terão suporte DDR5 e gráficos Navi 2

Uma atualização do código-fonte do Linux confirmou que a próxima geração de APUs AMD Ryzen, codinome Van Gogh, terá suporte para memória DDR5 e usará GPUs Navi 2 integradas. Embora pouco se saiba sobre a arquitetura Van Gogh, sabemos que ela usará núcleos de processador Zen 2 construídos no processo de 7 nm da TSMC.

A AMD projetou-a para laptops de baixo consumo de energia. Além disso, a arquitetura será a primeira série de grandes processadores de consumo a incluir suporte para memória DDR5.

APUs AMD de última geração terão suporte DDR5 e gráficos Navi 2

A memória DDR5 será cerca de duas vezes mais rápida que a memória DDR4; embora a SK Hynix tenha sugerido que eles já estão trabalhando em dispositivos que têm quase o triplo da velocidade padrão do DDR4.

Outros benefícios do DDR5 incluem: quadruplicar a densidade; uma ligeira redução na tensão mínima; e a opção de tratar um único stick como estando em uma configuração dual-channel.

APUs AMD de última geração terão suporte DDR5 e gráficos Navi 2
Uma atualização do código-fonte do Linux confirmou que a próxima geração de APUs AMD Ryzen, codinome Van Gogh, terá suporte para memória DDR5 e usará GPUs Navi 2 integradas.

As APUs são particularmente sensíveis à velocidade da memória porque as GPUs integradas não têm acesso a VRAM dedicada. Então, a atualização para DDR5 deve render um aumento significativo no desempenho gráfico. Portanto, devem tornar essas APUs excelentes para jogos casuais e outras tarefas de vídeo.

A AMD lançou a antecessora da arquitetura Van Gogh, a Renoir, em janeiro; então, a AMD pode lançar esta próxima geração de APU em um momento semelhante no ano que vem.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, internet, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot