Hoje é:07/03/2021
aquisicao-da-arm-pela-nvidia-preocupa-empresas-como-qualcomm-microsoft-e-google

Aquisição da ARM pela NVIDIA preocupa empresas como Qualcomm, Microsoft e Google

Após o lançamento das GPUs da série RTX 30 no ano passado, a NVIDIA anunciou que havia assinado um acordo definitivo para adquirir o designer de chips ARM, com sede no Reino Unido. No entanto, a aquisição da ARM pela NVIDIA preocupa empresas como Qualcomm, Microsoft e Google.

aquisicao-da-arm-pela-nvidia-preocupa-empresas-como-qualcomm-microsoft-e-google
Imagem: GadgetMatch

Com a aquisição, a NVIDIA planeja criar “a empresa de computação líder na era da IA”. Todavia, o negócio não parece estar indo bem com algumas empresas. É o que aponta um relatório recente da  Bloomberg. A Qualcomm, a Microsoft e o Google levantaram preocupações sobre a aquisição da ARM pela NVIDIA com órgãos antitruste em várias regiões.

As empresas afirmam que o acordo prejudicaria a concorrência na indústria, dando à NVIDIA o controle total dos designs de chips da ARM. Isso poderia eventualmente resultar na NVIDIA impedindo outros fabricantes de chips de acessar a propriedade intelectual da ARM, por exemplo.

NVIDIA, ARM e a preocupação de empresas de tecnologia

Embora o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, tenha prometido anteriormente que a aquisição da ARM não teria qualquer efeito no atual modelo de licenciamento da empresa, fontes revelaram ao CNBC que a Qualcomm se opôs ao negócio porque não julgou que a Nvidia seria “capaz de capitalizar totalmente na aquisição sem cruzar certos limites que preocupam as pessoas”,

O negócio está atualmente sendo analisado por órgãos antitruste nos Estados Unidos, Reino Unido, UE e China. Além disso, fontes revelaram que a investigação da Federal Trade Commission (FTC) passou para uma “segunda fase”. E que o regulador dos EUA pediu à SoftBank, NVIDIA e ARM para fornecer mais informações.

As fontes citam, inclusive, que durante a segunda fase, a FTC também entrará em contato com outras empresas que serão afetadas pelo negócio para ajudá-la a tomar uma decisão.

Apesar da oposição, a NVIDIA continua otimista. Em um comunicado à CNBC, a empresa disse que está confiante que os reguladores verão os benefícios da aquisição. Além disso, reiterou seus planos de continuar o modelo de licenciamento aberto da ARM. Entretanto, provavelmente levará vários meses para que os reguladores concluam sua revisão e anunciem sua decisão final.

Com informações de: XDA Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *