Arch Linux adiciona “Archinstall” para instalações rápidas e fáceis

A distribuição Arch Linux é cultuada como uma das mais estáveis no mundo Linux. Porém, sempre esbarra na dificuldade de muitos usuários em fazerem a instalção , considerada uma das mais complexas, especialmente para os novatos. Então, pensando nisso, os desenvolvedores resolveram introduzir um novo recurso na mídia de instalação. Assim, o Arch Linux adiciona “Archinstall” para instalações rápidas e fáceis.

Com a atualização da mídia de instalação do Arch Linux deste mês agora a distribuição fornece “archinstall” como o instalador guiado do sistema para aqueles que preferem um caminho rápido e fácil para implantar o Arch Linux.

Arch Linux adiciona “Archinstall” para instalações rápidas e fáceis

Imagem: Phoronix

Para aqueles que têm pouco tempo ou não querem instalar manualmente o Arch Linux em seus sistemas e querem usar o Arch Linux diretamente ao invés de uma das opções mais amigáveis ??para desktop como Manjaro e EndeavourOS, a mídia de instalação do Arch Linux deste mês está enviando o archinstall. Como mostraa imagem abaixo, você pode escolher mais facilmente o ambiente de desktop entre KDE, KDE Wayland, Gnome, Awesome e Xorg, por exemplo.

O utilitário Archinstall está em desenvolvimento há algum tempo. No entanto, as atualizações da mídia de instalação deste mês o adicionaram para que esteja disponível por padrão. Em janeiro é quando o pacote archinstall foi promovido a oficial e continuou a amadurecer desde então.

Mais rápido e fácil

Com o Archinstall, é muito rápido e fácil instalar o Arch Linux. Entretanto, ainda está longe de outros instaladores mais amigáveis e polidos como, por exemplo, o Debian Installer, o Red Hat’s Anaconda installer, até o Ubuntu Subiquity, e outros instaladores TUI/GUI Linux por aí. 

Contudo, em qualquer caso, em poucos minutos você tem o Arch Linux instalado por meio deste método. Archinstall permite particionar automaticamente a unidade com sua escolha de opções de sistema de arquivos, instalando automaticamente um ambiente de área de trabalho se desejado, configurando as interfaces de rede e todos os outros princípios básicos.

O método é rápido o suficiente para futuros usuários que não querem passar por um complicado processo de instalação. Esse desafio ficará agora com o Gentoo, considerada outra distribuição difícil de instalar. O novo método do Arch Linux também aplica um conjunto lógico de padrões para os usuários perguntando de outra forma como a distribuição foi instalada e configurada, entre outras questões que muitas vezes surgem quando um distribuição não tem padrões ou valores de estoque razoáveis, embora também seja muito rápida para implantar.

Portanto, experimente. É possível ter o novo Arch Linux em até cinco minutos.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile