Archinstall do Arch Linux terá melhor suporte para Btrfs

Sem dúvida alguma, um dos grandes sucessos do Arch Linux em 2021 foi a chegada do “archinstall”. No ano passado houve a estreia desta nova mídia de instalação do Arch Linux. O Archinstall trouxe praticidade e rapidez para quem deseja fazer uma instalação do Arch Linux a partir do zero. Como sabemos, para iniciantes não é nada fácil fazer a instalação do sistema. No entanto, agora em 2022, o Archinstall do Arch Linux terá melhor suporte para Btrfs, prometendo ainda outras melhorias neste recurso importante.

Então, neste contexto, o Archinstall 2.3.1-rc1 acaba de sair como uma versão de teste. Assim, será possível experimentar os últimos aprimoramentos durante o processo de instalação do Arch Linux. Uma das grandes mudanças desta versão pontual é continuação da melhoria em relação ao suporte do sistema de arquivos Btrfs. Isso se dá especialmente com a acomodação de configurações mais complexas do sistema de arquivos. Este pull foi mesclado para Archinstall 2.3.1 que agora tem suporte de subvolume Btrfs funcionando. Assim, pode corrigir vários problemas existentes com o instalador. Além disso, deve abrir o caminho para mais recursos com base no Btrfs no futuro.

Archinstall do Arch Linux terá melhor suporte para Btrfs

Por outro lado, o Archinstall 2.3.1-rc1 agora também aciona “mkinitcpio -P” no final do processo de instalação. Com isso, vai capturar quaisquer alterações de instalação posteriores. Além disso, uma partição /home separada agora será criada apenas se a unidade for maior que 60 GB. Do mesmo modo, há a partir de agora um arquivo de log de saída de comando para o comando de instalação do Arch. Assim, vai arquivar o histórico completo. Da mesma forma, existem muitas correções de bugs.

Archinstall do Arch Linux terá melhor suporte para Btrfs . REcurso permite fazer uma nova instalação do Arch Linux em questão de minutos.

Correções de bugs

  • Corrigido um problema remanescente vinculado a PARTUUID.
  • Corrigido um bug que poderia causar a falha de classificação de partições se elas não tivessem um ponto de montagem
  • Corrigido um bug onde “o que você deseja fazer com as unidades selecionadas?” iria aparecer apesar de nenhum disco rígido ter sido selecionado.
  • Corrigido um bug em que a criação de uma opção de usuário seria ignorada se uma senha de root fosse definida
  • Parâmetros amdgpu de kernel corrigidos, feitos para o amdgpu ser carregado antes do radeon (nenhum foi carregado anteriormente)

Mais detalhes no anúncio do GitHub para Archinstall 2.3.1-rc1. Esperançosamente, o lançamento estável será lançado em breve e a atualização chegará ao próximo lançamento mensal do Arch Linux ISO.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile