Ardour 7.1 ganha exportação rápida de áudio e melhorias de usabilidade

Confira outros aprimoramentos que fazem parte da nova versão do programa.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Ardour, a popular estação de trabalho de áudio digital (DAW) gratuita, de código aberto e multiplataforma, foi atualizada para a versão 7.1. Portanto, esta representa uma atualização de manutenção da série Ardour 7.0 que traz mais melhorias de usabilidade e outras mudanças interessantes para a produção musical. Desta vez, o Ardour 7.1 ganha exportação rápida de áudio e melhorias de usabilidade.

O Ardour 7.1 está aqui apenas duas semanas após o lançamento do Ardour 7.0, que foi uma grande atualização com vários recursos novos e interessantes. O principal deles foi um novo recurso chamado Quick Audio Export. Ele serve para facilitar a exportação de seu trabalho no formato desejado.

Ardour 7.1 ganha exportação rápida de áudio e melhorias de usabilidade

  • O Ardour 7.1 melhora a régua Cue Markers com uma nova ação de menu de contexto ‘Clear All Cues’ e uma opção Cue Markers no menu principal;
  • melhora o recurso Clips para listar a pasta onde os arquivos do FreeSound são armazenados na lista de clipes;
  • e melhora a cenas do mixer para permitir que você restaure uma cena do mixer apenas para uma seleção de faixas.
Ardour 7.1 ganha exportação rápida de áudio e melhorias de usabilidade

Esta versão também atualiza a caixa de diálogo Preferências com novas opções para permitir que você escolha se deseja que o Gerenciador de plug-ins abra automaticamente ou não quando os plug-ins estiverem ausentes na página de plug-ins, bem como para escolher o que você deseja fazer com as janelas de plug-in que estão fechado na página Plugins -> GUI.

Além disso, o Ardour 7.1 renova a interface do usuário para envios e retornos externos com controle de ganho e panorâmica, controle de polaridade e a capacidade de personalizar a latência, melhora a legibilidade das unidades do eixo X na interface do usuário de exportação de espectro, atualiza as portas de plug-ins de E/S para ser listado separadamente na matriz de conexão e melhora a edição do mapa de tempo para tornar o arrasto de marcadores de tempo muito mais suave e corrigir vários bugs.

Outras melhorias

Várias melhorias de usabilidade também estão presentes nesta versão, especialmente em torno da edição de automação para tornar menos doloroso pegar nós de automação com um mouse, adicionar pontos às linhas de automação que sempre se estendem até a borda das regiões e melhorar a maneira como as linhas de automação são ampliadas no tempo ao usar o mouse.

Outras melhorias de usabilidade incluem a remoção do espaçador visível à direita da mini-linha do tempo, alinhando os botões da barra de ferramentas, adicionando a capacidade de redimensionar a lista de regiões do editor, melhorando os rótulos no botão de conexão para conexões internas, encurtando os nomes das guias da matriz de conexão , e adicionando a capacidade de acessar o seletor de cores clicando duas vezes no botão rótulo/cor do nome da faixa do misturador.

Várias melhorias de suporte ao PulseAudio também estão presentes no Ardour 7.1, juntamente com uma nova definição de superfície TouchOSC para controle de lançamento de clipes e muitas correções de bugs. Confira as notas de lançamento para mais detalhes, e você pode baixar o novo lançamento no site oficial.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.