ARM64 com Linux 5.20 melhora código KPTI de mitigação de fusão

As atualizações da arquitetura Arm de 64 bits (ARM64) já foram enviadas para o Linux 5.20 antes da abertura formal da janela de mesclagem. Desta vez, o ARM64 com Linux 5.20 melhora código KPTI de mitigação de fusão, além de muitas outras mudanças em relação ao kernel.

O mais importante neste ciclo quando se trata do código de arquitetura Arm de 64 bits (ARM64 / AArch64) inclui um “retrabalho importante” em seu código KPTI (Kernel Page Table Isolation) que serve para mitigar a ameaça Meltdown em núcleos de CPU Arm relevantes.]

ARM64 com Linux 5.20 melhora código KPTI de mitigação de fusão

O principal retrabalho no código ARM64 KPTI é descrito como “torna-o mais fácil de manter e consideravelmente mais rápido nos casos em que é necessário… requerem o remapeamento tardio.”

KPTI é usado para mitigar a vulnerabilidade Meltdown em CPUs relevantes.

Outras mudanças no ARM64 para Linux 5.20 incluem a adição de algumas novas errata de CPU para implementações de Arm mais recentes, manipulação de erros de verificação de máquina de forma mais graciosa, suporte para troca direta de páginas enormes transparentes de 2 MiB em sistemas sem MTE, melhorias no layout de objetos vDSO, suporte para desativar opcionalmente as extensões SVE e SME por meio da linha de comando do kernel e outras limpezas e melhorias.

A lista completa de alterações de recursos do ARM64 destinadas ao Linux 5.20 por meio desta solicitação de pull agora aguardando ação de Linus Torvalds após o lançamento estável do Linux 5.19 amanhã.

Suporte ao controlador de ventilador Aquacomputer Quadro vindo com o Linux 5.20

O driver Aquacomputer surgiu ainda no ano passado no Linux 5.15. Ele é um driver de sensor “HWMON” de monitoramento de hardware que suporta a bomba de resfriamento a água D5 Next da Aquacomputer. No Linux 5.19 esse driver recebeu melhorias para suportar o controlador de ventoinhas Aquacomputer OCTO no Linux. Então, agora para a v5.20 ele vai suportar o controlador de ventoinhas QUADRO da empresa.

Aquacomputer é um revendedor alemão de periféricos para PC. Assim, o controlador de ventoinhas QUADRO permite gerenciar quatro ventoinhas PWM com suporte para monitoramento de velocidade. Além disso, há quatro entradas de sensor de temperatura, uma entrada de sensor de fluxo e outras funcionalidades.

Aquacomputer QUADRO


O Aquacomputer QUADRO possui uma interface USB 2.0 e com seu software Windows permite gerenciar e monitorar todos os aspectos deste controlador de ventoinhas. O protocolo proprietário USB HID para o Aquacomputer QUADRO agora passa por uma engenharia reversa. Por outro lado, o driver HWMON Linux “aquacomputer_d5next” vai suportar este controlador de ventilador PWM.

Com o Linux 5.20, o driver Aquacomputer agora expõe os sensores de temperatura e os controles do ventilador. Além disso, expõe o sensor de fluxo de líquido. O número de série do produto e a versão do firmware também são expostos por meio do DebugFS.

Este suporte Aquacomputer QUADRO para Linux é enfileirado via hwmon-next antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 5.20 no final do dia de amanhã.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile