in

Armbian 20.08 lançada com suporte para Rock Pi E, Odroid N2 + e Helios64

Armbian 20.08 lançada com suporte para Rock Pi E, Odroid N2 + e Helios64

A distribuição Armbian 20.08 baseada em Debian para computadores single board foi lançada com suporte para Rock Pi E, Odroid N2 + e Helios64 e muitos outros recursos interessantes. Portanto, esta é uma grande atualização que traz suporte para novos dispositivos e muitas outras melhorias.

As maiores mudanças no Armbian 20.08 dizem respeito ao suporte de hardware. Esta versão vem com suporte para o Rock Pi E de 64 bits baseado em Rockchip RK3328 e o NanoPi NEO3 SBC, suporte para Odroid N2 + SBC, suporte para o Linux NAS de código aberto Helios64 (Network Attached Storage), como bem como suporte para SoCs Rockchip RK322X.

Além do hardware recém-suportado, o Armbian 20.08 também melhora o suporte para vários SBCs populares, incluindo Bananapi R2, que agora deve inicializar corretamente, NanoPi M4V2, que agora deve oferecer suporte Wi-Fi adequado, e ODROID XU4, que recebeu um necessário aumento de velocidade, bem como kernels atualizados e boot.ini.

Armbian 20.08 lançada com suporte para Rock Pi E, Odroid N2 + e Helios64

  • A lista de melhorias de hardware continua com:
  • suporte para áudio HDMI em placas Orange Pi 4;
  • capacidade de instalar Armbian para SD NAND em SBCs Rock Pi S;
  • suporte para firmware EDID fornecido pelo usuário;
  • suporte de som HDMI para dispositivos Allwinner A10, A20 e A31;
  • e suporte para dongles de rede USB baratos de 2,5 GB.

Há também um suporte melhor para os SBCs Odroid C2 e Rock Pi 4 Modelo B, suporte aprimorado para dispositivos Allwinner e H3, suporte para kernel Linux 5.7 para chips i.MX 6, suporte para U-Boot 2020.07 e kernel Linux 5.7 em rockchip64 e RK3399 família de SoCs e suporte para kernel Linux 5.6 em SBCs Marvell ESPRESSObin.

A partir da versão 20.08, o Armbian agora é capaz de funcionar no modo off-line. Portanto, uma conexão com a Internet não é mais necessária para usar a distribuição. Esta versão também torna o primeiro login mais amigável. Da mesma forma, atualiza o plugin Tapatalk, unifica as configurações do kernel e adiciona uma opção para habilitar o splash de inicialização do kernel.

Onde baixar

Armbian 20.08 lançada com suporte para Rock Pi E, Odroid N2 + e Helios64

Por último, Armbian 20.08 adiciona a política SElinux padrão que estava faltando no Debian Bullseye. Além disso:

  • adiciona novos compiladores GCC;
  • oferece uma página de download para o computador single board Banana Pi BPI-M2 Zero;
  •  suporta alguns recursos do kernel Linux 5.8;
  •  e corrige a frequência da CPU dimensionamento em dispositivos baseados em Allwinner H6.

Mais detalhes sobre as mudanças e correções de bugs incluídos nesta versão podem ser encontrados no anúncio de lançamento. Enquanto isso, você pode baixar o Armbian 20.08 agora mesmo do site oficial para mais de 100 dispositivos!