Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

01/09/2021 às 17:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Armbian 21.08 lançado com os desktops Xfce, Cinnamon e Budgie

Armbian 21.08 lançado com os desktops Xfce, Cinnamon e Budgie

O projeto Armbian lançado hoje Armbian 21.08 como uma nova versão principal desta distribuição baseada em Linux para computadores de placa única alimentados por processadores ARM. A versão Armbian 21.08 parece ser uma atualização muito importante, pois vem com compilações atualizadas com base nas versões mais recentes do Ubuntu e Debian GNU/Linux, como Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo) e Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”, bem como novos sabores de ambiente de área de trabalho como Xfce, Cinnamon e Budgie.

Esta mudança coloca o Armbian no mesmo nível de muitas distribuições conhecidas que oferecem suporte para dispositivos ARM e, além disso, permite que os usuários criem facilmente sua própria distribuição Linux. Além dos sabores de desktop, a versão Armbian 21.08 também vem com as edições Minimal e Server para usuários avançados.

Armbian é um Linux feito para computadores de placa única que é usado em empresas, micro serviços IOT e várias implantações de hobby. Melhorias recentes no desktop colocam a plataforma no mesmo nível que os principais jogadores da área de desktop Linux, ao mesmo tempo em que mantém a vantagem principal – você pode construir facilmente sua própria distribuição Linux.

Armbian 21.08 lançado com os desktops Xfce, Cinnamon e Budgie

Armbian 21.08 lançado com os desktops Xfce, Cinnamon e Budgie
Armbian 21.08 Xfce

Armbian tem um sistema de construção poderoso que pode construir uma distribuição Linux inteira, uma imagem do sistema operacional ou um kernel. As principais vantagens são simplicidade, velocidade e excelente suporte de hardware. Fornece compilação nativa ou cruzada, disseram os desenvolvedores.

Outras mudanças nesta atualização incluem suporte para a série de kernel Linux 5.13, seleção de idioma automatizada rápida e eficaz durante a primeira execução, suporte para shells ZSH ou GNU Bash, compilações Armbian virtuais QEMU, suporte para OpenZFS 2.1, suporte 3D e suporte inicial para o ambiente de trabalho KDE Plasma.

Em termos de hardware, o Armbian 21.08 oferece suporte para Khadas VIM1, Khadas VIM2, Khadas VIM3, Khadas Edge, placas Avnet MicroZed, suporte de inicialização SPI baseado em linha principal para placas ODROID-HC4, imagens CSC para placas Tinker Board 2 e ROCK Pi N10, kernel legado suporte para placas Orange Pi Zero2 e NVIDIA Jetson, bem como suporte VPU para dispositivos Rockchip.

Por outro lado, vários bugs foram eliminados para fazer o Armbian funcionar melhor, mais estável e confiável em todos os dispositivos suportados. Para mais detalhes sobre todas as mudanças, confira a página de anúncio de lançamento e pegue o lançamento do Armbian 21.08 para o seu computador de placa única favorito ou dispositivo ARM agora mesmo no site oficial.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.