Armbian 23.02 vem com Linux 6.1 LTS e suporte básico ao Debian Bookworm

Esta versão traz melhorias para Orange Pi R1 Plus LTS, ROCK Pi S, ROCK Pi 4, Raspberry Pi 3 e outras placas.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Armbian 23.02 acaba de sair e vem com Linux 6.1 LTS e suporte básico ao Debian Bookworm. O projeto Armbian informa sobre a disponibilidade geral do Armbian 23.02 como a primeira versão desta distribuição GNU/Linux baseada no Debian e Ubuntu para computadores de placa única ARM em 2023, trazendo suporte para novas tecnologias e dispositivos.

O Armbian 23.02 está aqui dois meses e meio após o Armbian 22.11 e introduz suporte para a série de kernel Linux 6.1 LTS suportada a longo prazo, bem como suporte inicial para os próximos sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” e Ubuntu 23.04 (Lunar Lobster).

Ele também traz melhorias para várias placas, incluindo o Orange Pi R1 Plus LTS, ROCK Pi S, Rockchip64 NanoPI NEO3, ROCK Pi 4, Raspberry Pi 3, NanoPi R2S e Banana Pi BPI-M2 Pro.

Entre outras mudanças notáveis, a versão Armbian 23.02 adiciona suporte para imagens mínimas, move o Banana Pi BPI-M5 para a versão anterior do U-Boot, inclui o utilitário Disks do GNOME para todas as versões de desktop e limita a criação automatizada de swaps a 16GB.

Armbian 23.02 vem com Linux 6.1 LTS e suporte básico ao Debian Bookworm

A partir desta versão, o Armbian muda para um driver sem fio melhor (882xbu) para adaptadores USB Wi-Fi baseados nos chipsets RTL8812BU e RTL8822BU, melhora o script de configuração de áudio, atualiza os patches U-Boot para os controladores de automação Jethome JetHub D1 e D1+ Linux baseados no SoC Amlogic A113X.

Além disso, o Armbian 23.02 introduz suporte para vários controladores de jogos HID e Waydroid para executar aplicativos Android em um sistema Android totalmente em conteiner. Confira o changelog completo para obter mais detalhes sobre as mudanças implementadas nesta nova versão do Armbian.

Enquanto isso, se você quiser usar a versão Armbian 23.02 no seu computador de placa única ARM, você pode baixar as imagens apropriadas agora mesmo no site oficial com instruções de instalação detalhadas.

Lá, você encontrará compilações baseadas nos sistemas operacionais estáveis Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” e Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com ambientes de desktop pré-instalados como GNOME, Cinnamon e Xfce.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.