Armbian 23.08 traz suporte para Lenovo X13s e atualizações oficiais da distribuição

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Armbian 23.08 traz suporte para Lenovo X13s, atualizações oficiais da distribuição. Esta versão também adiciona suporte para o computador com placa única de código aberto Orange Pi PC Plus. Então, o Armbian 23.08 traz suporte para Lenovo X13s e atualizações oficiais da distribuição.

A comunidade Armbian lançou Armbian 23.08 “Colobus” como uma atualização importante para esta distribuição baseada em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM e x86, incluindo computadores de placa única e laptops ARM.

Cerca de um mês após a atualização anterior da série Armbian 23.05 , o Armbian 23.08 está aqui com suporte para os chips de memória mais recentes no computador de placa única Banana Pi BPI-M5, kernel Linux 6.1 LTS com suporte para Banana Pi BPI-CM4 computador de placa única e suporte inicial para o laptop Lenovo ThinkPad X13s ARM.

Armbian 23.08 também traz suporte de atualização de distribuição oficial integrado em armbian-config, armbian-gaming como uma extensão, uma nova extensão grub-with-dtb para habilitar a extensão GRUB e implementar vários ganchos GRUB, habilita funções de gerenciamento de energia em placas Allwinner, melhora Khadas Suporte para inicialização VIM3/VIM3L e Odroid M1.

Armbian 23.08 traz suporte para Lenovo X13s e atualizações oficiais da distribuição

Esta versão também traz suporte para o computador de placa única de código aberto Orange Pi PC Plus, adiciona suporte de inicialização SPI para o computador de placa única ROCK5A da Radxa, adiciona suporte para pwm-fan ao computador de placa única NanoPi R4S e permite suporte para botão liga / desliga e Ethernet na placa NanoPi Duo2 ARM.

A lista de mudanças incluídas no Armbian 23.08 continua com suporte para a extensão bluetooth-hciattach para o computador de placa única Orange Pi 5, suporte para o módulo de computação Radxa CM5, suporte PCIe 3 para o computador de placa única NanoPC-T6, também como host inicial e suporte de destino para Debian 13 “Trixie”.

Armbian 23.08 traz suporte para Lenovo X13s e atualizações oficiais da distribuição

Entre outras mudanças dignas de nota, Armbian 23.08 adiciona módulos ausentes ao Allwinner SUNXI64, adiciona e testa o modem 4G PCI na placa Banana Pi BPI-CM4 e permite recurso de teste automático, permite suporte de driver sem fio para MT7921U em todos os kernels e ajusta o u -boot patches para serem aplicados corretamente.

Correções

Também existem várias correções de bugs para melhorar o suporte para placas existentes, como Banana Pi BPI-CM4, ROCK Pi 4, ROCK Pi S, Orange Pi 3 e Orange Pi 3 LTS, Nanopi Black 5 e alguns Allwinner 32- placas de bits. Para mais detalhes sobre essas correções de bugs, confira o changelog oficial.“

Após o retrabalho completo de nossa estrutura de construção, prosseguimos com a atualização dos processos de gerenciamento e automação de repositórios. Estabilizamos significativamente nossa estrutura e muitas plataformas de hardware das quais estamos cuidando”, disseram os desenvolvedores no anúncio de lançamento.

Armbian 23.08 está disponível para download agora mesmo no site oficial.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.