Como usar e-mails frios para fazer sua startup crescer

Como usar e-mails frios para fazer sua startup crescer

Uma das melhores formas de dar o pontapé inicial na sua startup e impulsionar seu crescimento é usando e-mails frios. Essa estratégia é muito poderosa quando usada com o plano e a execução correta. Neste artigo, falaremos sobre como você pode usar e-mails frios para aumentar e atrair clientes.

O que exatamente são e-mails frios?

E-mail frio é um e-mail enviado para pessoas que você não conhece, feito para estabelecer uma conexão comercial. Não confunda e-mail frio com spam, porque e-mails frios são personalizados, relevantes e valiosos, diferentemente do spam que é enviado em massa, sem personalização, e muitas vezes irrelevante ou indesejado.

  • Objetivo: Conectar-se a clientes, investidores ou parceiros.
  • Características: Personalização, relevância e profissionalismo.

Exemplo: Digamos que você esteja querendo aumentar as vendas do seu produto que ajuda na automação para LinkedIn, como o Snov.io. Utilizar e-mails frios pode aumentar muito suas vendas nesse caso.

E-mails frios vs. Email marketing

Os e-mails frios são semelhantes ao e-mail marketing, pois ambos utilizam o e-mail como canal de contato, porém as semelhanças acabam por aí. Veja abaixo as principais diferenças entre os dois.

  • E-mails frios:
    • Focado em contatos individuais ao invés de contatos em massa.
    • Oferece a oportunidade de customizar o e-mail de acordo com o destinatário escolhido.
    • Enviado para pessoas que você não conhece e que não conhecem sua empresa.
  • Email marketing:
  • Enviado para uma lista de contatos existente.
  • É possível que seja menos personalizado.
  • Geralmente utilizado para cultivar leads e manter relacionamentos comerciais já estabelecidos.

Ambas as estratégias têm seu lugar, porém os e-mails frios são ideais para startups que estão em busca de obter mais clientes ou iniciar novas parcerias.

Por que usar e-mails frios?

Usar e-mails frios como estratégia de crescimento para sua startup possui vários benefícios, como, por exemplo:

  • Custo-benefício: É um dos jeitos mais acessíveis de se conectar com clientes novos.
  • Alcance escalável: Utilizando esse método, é possível se conectar com várias pessoas rapidamente.
  • Personalização: Um dos benefícios dos e-mails frios é a capacidade de adaptar suas mensagens para cada destinatário e oferecer uma solução para seu problema.
  • Avaliação de resultados: O uso de ferramentas como o Snov.io possibilita o monitoramento de quantas pessoas viram seu email, quantas responderam e quantas fizeram conforme o solicitado (CTA). Este é o elemento crucial para medir o sucesso de uma campanha de marketing por e-mail.

Segundo uma pesquisa do HubSpot (2021), a personalização de mensagens de e-mail para pessoas específicas pode aumentar em 29% a probabilidade de um destinatário abrir o e-mail.

Como criar uma campanha de e-mails frios eficazes

Para criar uma campanha de e-mail frio bem-sucedida, será necessário planejamento, uma boa execução e acompanhamento dos resultados. Vamos listar os passos fundamentais abaixo:

Crie uma boa primeira impressão para o seu e-mail

  • Assunto atraente: Seja direto e cause uma sensação de mistério no leitor, com um título do tipo: “Descubra como aumentar suas conversões com automação para LinkedIn.”
  • Abordagem personalizada: Utilize o nome do destinatário se possível e mencione algo relevante sobre a empresa ou setor dele.
  • Credibilidade: Sempre inclua uma assinatura profissional com suas informações de contato e mostre provas sociais, como depoimentos ou casos de sucesso.

Redija um bom e-mail

  • Conteúdo claro e direto: Sempre que for redigir um e-mail, inicie o texto explicando quem você é, o que procura e as soluções que disponibiliza para quem está tentando estabelecer contato.
  • Chamada para ação (CTA): Esclareça claramente no e-mail quais são as próximas etapas e o que você deseja que o indivíduo faça, como acessar um link ou marcar uma reunião com você.
  • Evite erros comuns: Não escreva e-mails muito longos ou genéricos, e não use uma linguagem excessivamente técnica e formal.

Teste seus e-mails

  • A/B testing: Compare diferentes linhas de assunto, CTAs ou formatos de e-mail.
  • Ferramentas de teste: Utilize plataformas para verificar taxas de abertura e resposta.
  • Ajustes: Sempre fique de olho nos resultados e faça ajustes em suas mensagens conforme necessário.

Envie seu e-mail frio e e-mails de follow-up

  • Cronograma de envio: Evite enviar e-mails frios em dias mais parados, como em uma sexta-feira à tarde.
  • Follow-up estratégico: Envie um segundo e-mail caso não haja uma resposta em 3-5 dias, sendo gentil e falando mais uma vez sobre os benefícios da sua solução.
  • Automatização: Utilize ferramentas para programar e-mails e acompanhar as respostas.

Meça seus resultados

  • Indicadores-chave (KPIs), são eles:
  • Taxa de abertura: Indica quantas pessoas abriram seu e-mail. Caso a taxa seja alta, você está fazendo um ótimo trabalho no quesito de chamar a atenção dos destinatários.
  • Taxa de resposta: É o percentual de pessoas que responderam seu e-mail. Esse indicador é importante para medir o engajamento e interesse dos seus destinatários.
  • Conversões geradas: É a quantidade de pessoas que seguiram os próximos passos sugeridos por você para agendar uma reunião, comprar, pedir uma demonstração etc., é o fator mais importante para medir o sucesso da sua campanha, então fique bem atento a esse quesito.
  • Sempre observe seus resultados: Lembre-se de sempre ficar de olho nos seus resultados, veja o que está dando certo e o que está dando errado, e faça alterações em sua campanha de e-mail frio conforme necessário. Uma observação importante: não perca tempo! Se sua campanha de e-mail não estiver dando o resultado esperado, não espere que o resultado venha sozinho, é fundamental tomar medidas proativas para conseguir obter os resultados desejados.
  • Relatórios detalhados: Tire proveito de relatórios gerados por ferramentas de automação para melhorar sua estratégia de marketing.

Conclusão

O envio de e-mails frios ajuda novas empresas a serem mais vistas e a conseguirem mais clientes. Com planejamento cuidadoso e ferramentas de mensagens personalizadas, você pode criar campanhas de e-mail impactantes. Comece hoje mesmo a aplicar essas dicas e veja sua startup crescer como nunca viu antes.