De acordo com um relatório não confirmado originado na China, uma das grandes fabricantes de smartphones estaria reconsiderando sua participação no mercado de dispositivos dobráveis. A informação foi divulgada por Ma Guangyu, do 163.com, que revelou que o crescimento de 13,6% do mercado chinês de smartphones dobráveis neste ano ficou aquém das expectativas de diversas empresas. Essa baixa performance tem levado pelo menos uma marca a repensar sua estratégia para o futuro, especialmente em relação à lucratividade.
Empresa de smartphone dobráveis pode sair do mercado
Embora a identidade da empresa envolvida não tenha sido divulgada, fontes indicam que as fabricantes Oppo e vivo são as que apresentam os maiores intervalos entre lançamentos de novos modelos. A Xiaomi, por sua vez, lançou recentemente o Mix Flip internacionalmente, juntamente com o Mix Fold 4. No entanto, a produção do Mix Flip ficou abaixo da meta de 500.000 unidades, alcançando apenas 460.000, enquanto as vendas do Mix Fold 4 não conseguiram atingir 100.000 unidades.
A Oppo, que não lança um novo modelo desde o Find N3, que chegou ao mercado em outubro de 2023, também está com dificuldades. A vivo, por sua vez, ainda não trouxe um sucessor para o X Flip, lançado no início de 2023. A marca anunciou dois novos modelos dobráveis horizontais, o X Fold3 e o Fold3 Pro, sendo este último seu primeiro modelo a ser lançado em mercados internacionais.
Outras empresas, como Tecno e Infinix, pertencentes ao conglomerado Transsion, têm lançado novos dobráveis, incluindo os modelos Tecno Phantom V Fold2 e V Flip2, além do Infinix Zero Flip. Essas marcas, no entanto, não devem tomar decisões tão drásticas sobre a suspensão de lançamentos, especialmente logo após estreias internacionais importantes.
De acordo com a IDC, o mercado chinês de smartphones dobráveis registrou 2,23 milhões de unidades enviadas no terceiro trimestre de 2024, o que representa uma taxa de crescimento anual de apenas 13,6%. Esse número é o mais baixo registrado nos últimos dois anos, levantando a dúvida se o mercado já atingiu seu pico ou se estamos apenas diante de uma desaceleração temporária antes de uma nova onda de crescimento no setor.