O Google anunciou que em breve permitirá que organizações criem suas próprias “Lojas Web Empresariais” curadas, dedicadas a extensões de navegador para Chrome e ChromeOS, aprovadas pela empresa. Essa novidade visa otimizar a produtividade, segurança e a gestão de ferramentas no ambiente corporativo.
Google permitirá que empresas criem lojas de extensões curadas no Chrome
A previsão é que essa funcionalidade entre em fase de teste ainda este ano. Com essa loja exclusiva, as empresas poderão oferecer um ambiente personalizado com as extensões mais utilizadas no dia a dia de seus colaboradores.
O Chrome Enterprise é a plataforma da Google para ajudar negócios a gerenciar dispositivos, navegadores e aplicativos com soluções seguras, escaláveis e baseadas em nuvem.
Benefícios da nova loja de extensões
A nova Loja Web Empresarial oferece dois principais benefícios. Primeiro, permite que as empresas recomendem e padronizem extensões adaptadas às suas necessidades específicas, promovendo um ambiente mais seguro e controlado, sem a instalação de complementos não verificados que podem representar riscos à segurança de dados.
Em segundo lugar, a loja contará com telemetria integrada, possibilitando que os administradores de TI acompanhem em tempo real o uso e a atividade das extensões. A integração com o Google SecOps fornecerá informações detalhadas sobre possíveis ameaças, permitindo ações rápidas e eficientes.
Novas funcionalidades do Chrome Enterprise
Além da Loja Web Empresarial, o Google introduzirá novas funcionalidades no Chrome Enterprise:
- Recursos de IA como o “Ajuda na Leitura” para resumir documentos, “Recapitulação de Boas-vindas” para continuar a partir do ponto final da última sessão, e “Tradução Ao Vivo” para traduções de áudio em tempo real.
- Novas políticas de controle de cópia e colagem, proteção contra captura de tela com o recurso “Pré-visualização Privada” e a ferramenta “Cofre de Evidências” para armazenamento seguro de arquivos em operações de resposta a incidentes.
- Um novo recurso de reversão de versão do sistema no ChromeOS, que mantém todos os arquivos dos usuários intactos.
- Recomendações de políticas geradas por IA e busca por linguagem natural no Console de Administração do Google.
Alguns desses recursos foram anunciados no início deste mês com o lançamento da linha de dispositivos Chromebook para negócios, o Chromebook Plus, que inclui experiências impulsionadas por IA.