O Google Maps está sendo atualizado e trazendo imagens de satélite mais nítidas e mais conteúdo do Street View. Além disso, o Google Earth em breve permitirá que os usuários acessem mais imagens históricas.
Melhorias no Google Maps
A partir desta semana, o Google está introduzindo imagens de satélite mais nítidas no Maps e no Earth, aproveitando seu modelo de IA Cloud Score+ que pode reconhecer e remover nuvens, sombras de nuvens, neblina e névoa. Além disso, o novo recurso faz isso sem remover gelo, neve, sombras de montanhas e outros padrões climáticos do mundo real.
Isso resultará em um “globo mais brilhante e vibrante” para uma “visão mais clara e precisa da Terra”. O exemplo acima é uma imagem composta com Cloud Score+ que mostra os lagos Toshka do Egito.
Enquanto isso, o Google está lançando “uma das maiores atualizações do Street View” com novas imagens em quase 80 países. O Street View está sendo lançado na Bósnia, Namíbia, Liechtenstein e Paraguai pela primeira vez. Também haverá imagens expandidas em países como Austrália, Argentina, Brasil, Costa Rica, Dinamarca, França, Islândia, Japão, México, Nova Zelândia, Filipinas, Ruanda, Sérvia, Espanha, África do Sul, Suíça e Uruguai.
Finalmente, hoje, o Google Earth está obtendo novas imagens históricas (de satélite e aéreas), que abrangem até 80 anos, na web e em dispositivos móveis. Exemplos incluem:
“…foto em preto e branco de São Francisco em 1938, tirada por pilotos do Aeroporto de Oakland. Durante esse período, você pode ver que os portos eram usados principalmente para transporte e indústria — em comparação com a imagem de 2022, onde você vê os píeres pontilhados com restaurantes e navios de cruzeiro atracados no porto.”
Google Maps
Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra. O serviço é gratuito para navegadores, iOS e Android fornecido e desenvolvido pelo Google.
Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para a maior parte dos países, incluindo rotas para viagens de carro, bicicleta, avião, transporte público e a pé. Disponibiliza também imagens de satélite, fotografia aérea e imagens interativas em 360º (Street View) do mundo todo, com possibilidade de zoom na maior parte, incluindo grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte entre outras. Nos Estados Unidos, o Google fez uma parceria com órgãos públicos, que incluirão as ferrovias e seus cruzamentos com vias e rodovias ao Google Maps.
Via: 9to5Google