Muitos carros já contam com o sistema automotivo da Apple, o CarPlay. No entanto, os carros da Tesla estão de fora disso, pelo menos por enquanto. Apesar disso, um desenvolvedor conseguiu rodar o CarPlay em seu Tesla através de um Raspberry Pi.
Apple CarPlay em um Tesla
A Apple tem entrado lentamente no campo automotivo nos últimos anos, principalmente com o CarPlay, um sistema de infoentretenimento baseado em iOS que está disponível em alguns modelos de carros.
No entanto, alguns fabricantes estão evitando ativamente a implementação dos recursos automotivos da Apple, como a Tesla. A empresa ainda não suporta o Apple CarPlay para manter seu sistema de infoentretenimento como a única opção em seus automóveis.
No último dia 14, Micha? Gapi?ski (@mikegapinski) usou sua conta do Twitter para espalhar seu feito. “Controles do volante + estado atual do #teslaCarPlay em vídeo. O próximo passo é melhorar a conexão Wi-Fi, o fluxo é 2x mais suave quando visualizado no meu laptop”, disse ele na postagem que pode ser acompanhada abaixo!
Sistema da Apple implementado em um Tesla
O desenvolvedor conseguiu executar o CarPlay em seu Tesla Model 3 por meio de um Raspberry Pi. Micha? Gapi?ski veio com a solução alternativa e conseguiu tornar o sistema de infoentretenimento da Apple funcional na tela de Tesla, através de um firmware personalizado baseado em Android.
Gapi?ski menciona que planeja trabalhar para melhorar a conexão WiFi e, eventualmente, lançar o produto publicamente, assim que estiver suficientemente estável. Isso, sem dúvidas, deixou muitos proprietários de Tesla felizes, já que não abrem mão da tecnologia da empresa, mas muitos, gostariam de agregar a tecnologia da Apple aos seus veículos.
Sua configuração personalizada permite que ele use o Apple Maps e o Apple Music em seu carro muito bem. Além disso, os botões do volante suportam o controle do CarPlay. A Tesla suporta oficialmente alguns serviços de streaming de música, como o Tidal, mas o serviço da Apple permanece indisponível por motivos desconhecidos.
Com outros carros elétricos (como alguns modelos BMW) suportando o Apple Music, os usuários do serviço mencionado podem favorecer a compra de carros de outros fabricantes que não a Tesla para aproveitar a integração do serviço.
Esperamos que o feito desse desenvolvedor seja disseminado, obrigando, quem sabe, a empresa a passar a usar o sistema Apple como uma alternativa em seus veículos. Assim, temos certeza de que muitos proprietários dos veículos Tesla ficarão muito felizes em poder integrar seus iPhones ao seu veículo.
Via: XDA-Developers