A Samsung tem se destacado no ecossistema de casas inteligentes com o SmartThings, que já integra o padrão Matter. Agora, com a chegada do Matter 1.4, a plataforma promete oferecer novos recursos, incluindo o suporte para roteadores Wi-Fi, o que facilita ainda mais a configuração de dispositivos Matter.
SmartThings pode ganhar suporte para roteadores Wi-Fi com Matter 1.4
Lançado inicialmente há dois anos, o padrão Matter recebeu várias atualizações desde sua primeira versão. A mais recente, o Matter 1.4, traz importantes melhorias, especialmente em termos de compatibilidade entre dispositivos de diferentes ecossistemas, como Amazon Alexa, Apple HomeKit, Google Home e SmartThings.
Uma das grandes novidades do Matter 1.4 é o “Enhanced Multi-Admin”, que simplifica a adição de dispositivos Matter em várias plataformas ao mesmo tempo. Isso resolve a limitação do Matter 1.3, que, embora já oferecesse suporte para “Multi Admin”, ainda exigia que cada roteador Thread Border criasse sua própria rede.
Com o Matter 1.4, roteadores Thread Border de diferentes marcas poderão trabalhar juntos dentro de uma única rede, facilitando a integração de dispositivos em diversos sistemas ao mesmo tempo. Por exemplo, ao adicionar uma luz inteligente Matter ao seu SmartThings, ela será automaticamente integrada a outros ecossistemas, como o Google Home.
Suporte a novos dispositivos
Além de melhorar a interoperabilidade entre plataformas, o Matter 1.4 amplia o suporte para novos tipos de dispositivos, incluindo roteadores Wi-Fi, modems, set-top boxes e pontos de acesso. Agora, você poderá controlar esses dispositivos diretamente pelo aplicativo SmartThings. A grande novidade é que os roteadores Wi-Fi poderão funcionar como Thread Border Routers, simplificando ainda mais a configuração de redes de casas inteligentes.
Outra melhoria importante é o gerenciamento de energia. A nova versão do Matter permite o controle de sistemas de energia, como baterias, aquecedores de água elétricos, bombas de calor, painéis solares e inversores. Além disso, o sistema agora pode calcular o uso de energia com base nos preços locais, otimizando o consumo para reduzir os custos com eletricidade.
O que ainda falta?
Apesar das várias melhorias, o Matter 1.4 ainda não suporta câmeras de segurança. A Connectivity Standards Alliance (CSA) anunciou que o suporte para câmeras será introduzido na versão 1.5, mas ainda não há uma data oficial para seu lançamento.
Quando o SmartThings receberá a atualização?
O SmartThings foi a primeira plataforma de casa inteligente a integrar o padrão Matter 1.3, e é esperado que a Samsung adote o Matter 1.4 em seu ecossistema no próximo ano. Isso torna o SmartThings ainda mais robusto, com um conjunto de funcionalidades ampliadas para quem busca otimizar sua casa inteligente.