in

As 6 melhores alternativas para o bash

Conheça as principais alternativas para o bash

Conheça as principais alternativas para o bash

O bash é o interpretador de comandos padrão na maioria das distros Linux. Porém, existem outros disponíveis. Então, conheça as principais alternativas para o bash.

Conheça as principais alternativas para o bash

Em primeiro lugar, é importante dizer que não estamos querendo dizer que um shell é melhor que o o outro, isso depende da sua necessidade e gosto pessoal. A ordem foi retirada do site Slant, tratando-se de um ranking feito pela comunidade.

1. zsh (Z shell) – 1990

Conheça as principais alternativas para o bash

Em Junho de 2019, A Apple anunciou que o zsh seria adotado como shell padrão em substituição ao bash.

É uma extensão do sh, assim como o bash, resultando em uma baixa curva de aprendizado na migração. Tem influência do bash, ksh e tcsh.

Há o “vanilla zsh” e o Oh My Zsh, que na verdade é um framework de configuração. O zsh suporte diversos temas e plugins, que você pode conferir nessa lista

Algumas funcionalidades de destaque são o comando where, que funciona como o comando which, mas mostra todos os locais do comando target nos diretórios especificados em $ PATH, em vez de apenas o que será usado e o cd automático: Apenas digite o nome da página.

2. fish – 2005

Criado com a intenção de ser mais amigável ao usuário, também suporta temas, sendo que muitas das configurações disponíveis no zsh já são default no fish

Confira mais sobre o fish nesse artigo do SempreUpdate

3. xonsh – 2015

Conheça as principais alternativas para o bash

O xonsh é um shell multiplataforma e um superconjunto do Python 3.4+. Basicamente, um shell dentro do Python. 

Você pode combinar todos os recursos do Python com scripts de shell – analisar a saída do comando e gerar argumentos de comando com o Python, acessar seu $ PATH como uma lista do Python e muito mais.

Ele também pode gerar scripts bash, zsh e cmd.exe

4. dash (Debian Almquist shell) – 1997

O Debian usa o dash como seu shell não interativo padrão. A falta de recursos interativos o torna aproximadamente 4x mais rápido que o bash. 

5. ksh e mksh (Korn Shell e MirBSD™ Korn Shell) – 1983

Korn Shell é um superconjunto do sh e o mksh é uma de suas implementações. São dois interpretadores ainda disponíveis para instalação no Ubuntu.

O adb do Android, pelo menos até 2012, usava o mksh, conforme essa postagem do autor.

Conheça as principais alternativas para o bash

6. Lua/luash – 1993

        Lua é uma linguagem de script multiparadigma brasileira. luash é uma biblioteca para escrever shell scripts em Lua.