Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

24/08/2021 às 08:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

As avaliações da Play Store podem se tornar mais úteis para usuários e desenvolvedores

O Google acaba de anunciar o programa de melhorias trimestrais

as-avaliacoes-da-play-store-podem-se-tornar-mais-uteis-para-usuarios-e-desenvolvedores

As classificações e comentários na Google Play Store são uma ótima maneira de mostrar satisfação ou não quando se trata de aplicativos. Pode ser uma ótima maneira de agradecer a um desenvolvedor por um recurso ou apenas deixar um feedback sobre o aplicativo. Mas, o Google quer fazer com isso melhore mais. As avaliações da Play Store podem se tornar mais úteis para usuários e desenvolvedores.

O Google está começando a tornar as avaliações mais personalizadas e indicativas da experiência que cada usuário individual pode esperar. A última grande mudança que o Google fez nas classificações da Play Store foi em maio de 2019, quando a empresa alterou as pontuações de classificação do app para se concentrar mais nas avaliações recentes, lembra o XDA-Developers.

as-avaliacoes-da-play-store-podem-se-tornar-mais-uteis-para-usuarios-e-desenvolvedores
Imagem: MaisCelular

A empresa anunciou o programa de melhorias trimestrais em uma postagem de blog, informando que os usuários de smartphones começarão a ver classificações específicas para seus países registrados a partir de novembro de 2021.

No início de 2022, usuários em formatos como tablets, Chromebooks e wearables começarão a ver as classificações específicas do dispositivo que está usando. Isso significa que os usuários podem ter uma ideia mais clara do que esperar de seu caso de uso específico.

Além disso, também há mudanças para desenvolvedores no Google Play Console que ajudarão você a entender suas avaliações e comentários, especialmente em relação aos fatores de forma, por exemplo.

Avaliações da Play Store: Mais utilidade para usuários e desenvolvedores

Para tornar mais fácil identificar “oportunidades em vários tipos de dispositivos e rastrear o impacto de experiências aprimoradas”, o Google está adicionando um novo “Tipo de dispositivo” à página de classificação, para que você possa ver se as pessoas que revisam seu aplicativo estão usando um telefone, tablet ou Chromebook.

Com o novo recurso, você poderá até mesmo ver a avaliação média que esses usuários lhe dão, para que possa dizer se está ou não proporcionando uma experiência potencialmente inferior em um tipo de dispositivo específico.

as-avaliacoes-da-play-store-podem-se-tornar-mais-uteis-para-usuarios-e-desenvolvedores
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

O Google também está adicionando mais flexibilidade aos dados de classificação da Google Play Store, e você poderá selecionar independentemente um período de tempo que deseja plotar em um gráfico. Você pode representá-lo desde os últimos 28 dias até a vida inteira do seu aplicativo e também pode escolher como deseja que os dados sejam agregados.

as-avaliacoes-da-play-store-podem-se-tornar-mais-uteis-para-usuarios-e-desenvolvedores
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Além disso, o Google também está permitindo downloads de CSV de seus dados médios e distribuições de classificação, tornando mais fácil para você realizar análises off-line.

A empresa fechou o anúncio dizendo que pelo menos 10 semanas antes de qualquer mudança ser feita, os desenvolvedores serão notificados se seu aplicativo sofrer variação de mais de 0,2 estrelas em qualquer tipo de dispositivo em um mercado-chave.

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.