As 4 melhores distribuições Linux para iniciantes!

Listamos as principais distribuições amigáveis para quem quer começar a utilizar sistemas baseados em Linux. Escolha a disttribuições que você achar mais legal ou confira também a nossa sessão de reviews de sistemas Linux no menu principal.

Várias pessoas discutem sobre qual distribuição iniciar, temos muitas opções de distribuições para que você não tenha dúvidas quanto a isto. Então, confira as melhores distribuições Linux que geralmente os iniciantes resolvem instalar para começar a usar, o texto é ideal para quem quer começar a usar o Linux e não sabe por onde começar, então recomendamos testar uma das distribuições abaixo.

Todas as distribuições abaixo possuem vários ambientes de desktop disponível, tudo pode ser alterado por personalizações, sugerimos que teste-as e também acesse os sites dos projetos para você poder conhecer outros ambientes e suas variações, as quais são chamadas sabores.

Distribuições Linux recomendadas para iniciantes!

Na escolha da distribuição Linux, é importante você ir pelo conceito de suporte e comunidade. A questão visual não é tão relevante pois a grande maioria dos ambientes de desktop, temas, ícones e demais personalizações podem ser realizadas.

As imagens abaixo ilustram, mas podem ser modificadas pela comunidade ou pelo usuário, neste caso você!

Ubuntu Linux

Voltada principalmente para usuários iniciantes ela possui ferramentas de fácil manipulação e com um gerenciador de programas que facilita a instalação de softwares. Atualmente com Unity é um ambiente super amigável, o Ubuntu também é um sistema completo, quando se faz a instalação fácil, ele instala tudo o que é necessário para que funcione tranquilamente.

Prós: Comunidade forte e grande número de usuários ao nível internacional. Fácil para qualquer um que resolva usar. Dois ciclos de lançamento o primeiro de nove meses e o segundo LTS, que como o nome sugere, Longo Tempo de Suporte que é geralmente usada por profissional de TI.
Contras: O seu principal ambiente agora é o GNOME 3 com muitas modificações que lembram o Unity, no entanto existem outros “sabores” como XFCE (Xubuntu) LXDE (Lubuntu) KDE (Kubuntu) GNOME (Ubuntu) e outras variantes. Há quem considere o Ubuntu instável, com erros grotestos!

Bom, se o Ubuntu for a sua escolha, temos um tutorial onde ensinamos a instalar o Ubuntu Linux em seu computador.

Linux Mint

Por ser baseada no Ubuntu, o Linux Mint traz consigo muitas ferramentas que facilitam sua configuração. Bem como Ubuntu, o Mint também tem foco em usuários iniciantes no Linux, está entre as três primeiras distribuições mais usadas.

Prós: O Linux Mint seria tudo que o Ubuntu deveria ser, mas não é por algum motivo inexplicado ou superficial. É aberto a comunidade e aceita sugestões de usuários e cheio de programas out-of-box. De fácil instalação.
Contras: As outras variações do Mint (Versão comunidade com KDE e XFCE) nem sempre vem os últimos recursos da distro principal. Segundo a comunidade linux, há pouca preocupação com a segurança em relação a outras distros.

Caso tenha interesse no Linux Mint, tenho um tutorial exclusivo para iniciante. Nele, orientamos sobre como instalar o Linux Mint.

Fedora

Ainda com o controle da Red Hat sobre o projeto, é inegável que as tecnologias de segurança e inovação que surgiram no Fedora passaram despercebidas: O instalador Anaconda, o ambiente de virtualização XEN e muitas contribuições ao Kernel do Linux fez da comunidade do Fedora e do Red Hat ganharem prestígio e renome.

Prós: Distribuição com implementos avançados de segurança, ciclo de lançamentos fixo, muitos pacotes suportados, distribuição com constantes inovações.
Contras: A influência da Red Hat no projeto fez da distro uma espécie de “laboratório de testes” para uso na versão corporativa da empresa. Em termos práticos, o Fedora acabou prezando pelas ferramentas corporativas de segurança, virtualização etc e esquecendo a usabilidade do Desktop.

openSUSE

Originalmente uma modificação do Slackware (uma distribuição voltada usuários avançados e de filosofia minimalista) lá em meados de 1994, o S.u.S.E, como era conhecido antes de ser adquirida pela Novell em 2004, oferecia uma opção variada a entusiastas da informática. Desde então, o SUSE foi dividido em openSUSE (desenvolvida pela comunidade para uso doméstico) e no SUSE Enterprise Linux (para uso corporativo e empresarial, oferece suporte técnico e vem com softwares proprietários).

Prós: Oferece o Zypper, uma ferramente de configuração completa e intuitiva que serve tanto para usuários novatos e avançados. RPM-Delta permite atualizar componentes do sistema baixando apenas as modificações.
Contras: Diversos recursos desnecessários e às vezes inutilizados, que acaba deixando o sistema pesado. Pouca documentação em português.

Como escolher uma distribuição Linux para iniciar o uso do sistema

Se você chegou até aqui e ainda não sabe qual distribuição Linux vai escolher, a gente recomenda que você acesse o nosso canal no Telegram em @sitesempreupdate converse com a nossa equipe de suporte. Mas, se você quer mais informações, temos uma lista para você conhecer boa parte das distribuições mais utilizadas.

Por fim, qualquer dúvida, basta entrar no grupo e perguntar! Até mais!

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile