Asahi Linux investe em recursos HDMI, EAS e GPU da Apple

A decisão chega após o lançamento do Fedora Asahi Remix 39 no mês passado.

A distribuição Asahi Linux investe em recursos HDMI, EAS e GPU da Apple. Após o lançamento do Fedora Asahi Remix 39 no mês passado para a nova distribuição principal do projeto Asahi Linux para rodar em hardware Apple Silicon, uma longa postagem no blog foi postada neste fim de semana descrevendo alguns dos esforços contínuos de desenvolvimento do Apple Silicon no Linux e do recém-habilitado Fedora Asahi capacidades.

Os desenvolvedores do Asahi Linux têm progredido no suporte HDMI a tal ponto que está “quase!” em ordem, houve melhorias no suporte a Bluetooth e WiFi, funcionamento da webcam e também a longa batalha para ativar o suporte a alto-falantes.

Um dos outros esforços significativos tem sido o suporte ao Energy-Aware Scheduling (EAS) para permitir melhor duração da bateria/otimizações de energia no Linux. O EAS e a limitação de utilização renderam um MacBook Air M2 que passou de cerca de seis horas de duração da bateria no desktop para 8 a 10 horas durante a reprodução de conteúdo do YouTube ou 12 a 15 horas de uso no desktop.

Asahi Linux investe em recursos HDMI, EAS e GPU da Apple

O suporte adequado à GPU Apple Silicon também continua sendo outro grande problema, mas agora pelo menos temos OpenGL ES 3.1 em ordem com o código Mesa mais recente, abordando shaders de geometria como parte do OpenGL 3.2/GLES 3.2, e também trabalhos em andamento para poder lidar com Steam no Apple Silicon por meio de VMs com contextos nativos de DRM. Eles até mostraram o Portal da Valve em ação a cerca de 60 FPS.

Saiba mais sobre essas últimas aventuras do Asahi Linux através da nova postagem do blog em AsahiLinux.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile