in

Ask Fedora perde 26 500 perguntas e respostas!

Após migração de plataforma, as mais de 26 mil perguntas foram perdidas ou arquivadas!

ask-fedora-perde-26-500-perguntas-e-respostas

O Ask Fedora ou pergunte ao Fedora, é um portal onde os usuários Fedora podem fazer perguntas, e o melhor, ter respostas de outros usuários. Dúvidas, problemas e dicas, são compartilhadas por lá, inclusive é um hábito dos usuários pesquisar por lá antes de buscar em quaisquer sites de terceiros.

A questão é que não foi proposital a perda destas 26.500 perguntas, em média. A questão é que a o Ask Fedora migrou sua plataforma do Askbot para Discourse. Mas, por alguma razão, segundo informações, a decisão é começar do zero.

Uma pergunta do Ask Fedora, que inclusive esta entre as mais populares, é sobre o que aconteceu com os posts antigos, e a resposta é que elas vão sumir. Por outro lado, a migração foi uma ótima iniciativa, tendo em vista que o Askbot é conhecido por ter problemas de desempenho, tornando tudo muito pesado.

Destas perguntas que foram perdidas, cerca de 25.000 são em inglês e 680 em espanhol e o restante é divido entre português, russo e outras línguas. O Ask Fedora é mantido por voluntários ao redor do mundo, e inclusive alguns usuários acumulavam pontos por cada interação realizada na plataforma.

Infelizmente, isso foi um grande banho de água fria nos colaboradores, afinal de contas, eles também vão ter que começar do zero e acumular novos pontos junto ao Ask Fedora. Então, é possível que as pesquisas que você faça sobre o Fedora no Google, especialmente se os resultados ainda estiverem indexados, será exibido uma mensagem de erro 404.

O antigo site do Ask Fedora licenciava explicitamente todo o conteúdo enviado pelo usuário sob a licença permissiva Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0. Esse esquema de licenciamento permite que qualquer pessoa faça cópias e distribua e preserve todas as discussões na plataforma em sua totalidade.

Infelizmente, o Ask Fedora não está hospedado na infraestrutura do próprio Fedora, agora é hospedado pelo Discourse. Eles não oferecem ferramentas para encaminhar as URLs antigas para a versão arquivada emaskbot.fedoraproject.org ou a cópia do Internet Archive que foi criada pelos usuários.

Como acessar os arquivos antigos do Ask Fedora? Escolha um dos links abaixo:

Web Archive Ask Fedora             Askbot Antigo

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como instalar o Linux Kernel 5.3 no Ubuntu, Debian, Fedora, Linux Mint, openSUSE, e em qualquer distro Linux!

Como instalar o Linux Kernel 5.1.5 no Ubuntu, Debian, Fedora, CentOS, Linux Mint e derivados!

Software Librem 5 para smartphone fez mais progressos

Software Librem 5 para smartphone fez mais progressos