Assista Mark Shuttleworth anunciando o Ubuntu Fridge em 2006 com a Voz de Borat!

Por
Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte é Jornalista, Mestre em Tecnologia da Informação e atualmente cursa a segunda graduação em Engenharia de Software. Com 14 anos de experiência escrevendo sobre...
Um frigorífico chamado ChillHub que executa Ubuntu foi anunciado na semana passada, mas parece que Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, estava fazendo um anúncio similar em 2006. E ele estava usando a famosa voz e sotaque do personagem do filme Borat.
Teria sido difícil imaginar um frigorífico rodando Ubuntu em 2006, e o anúncio feito por Mark Shuttleworth foi definitivamente uma piada, mas mal sabia ele que viria realmente a se tornar realidade em menos de uma década. Se colocarmos de lado a qualidade do vídeo e o fato de que Mark costumava ter muito mais cabelo, o anúncio em si é bastante impressionante.
Uma década atrás, um frigorífico alimentado por um sistema operacional era difícil de imaginar, mas não impossível. A arquitetura necessária não estava disponível naquele tempo, incluindo o hardware. Não era nenhuma história de ficção científica, apenas um empreendimento muito caro. Ninguém estava pensando em investir em um refrigerador inteligente quando o custo do hardware teria sido maior do que o preço do próprio frigorífico.
Neste caso, Mark Shuttleworth fez uma “profecia”, em tom de brincadeira, mas ele conseguiu entregá-la mesmo essa não sendo sua intenção, e mesmo fazendo o vídeo usando o nome do famoso personagem Borat.
O vídeo serve para mostrar o quanto a tecnologia pode mudar em uma única década. Não estamos acostumados a pensar sobre o quão diferente as coisas estavam em 2005, mas quando nós começamos a ver um vídeo do que acreditávamos naquela época, soa quase ridículo. E agora imagine que nós vamos para uma década no futuro. Todas as conversas sobre a convergência, poderosos dispositivos móveis e mini-PCs com tamanhos ridículos soarão tão ridículas como sempre.
Confira!
[youtube src=”JJShDm2A-B8″/]
[ads-post]
Compartilhe este artigo
Emanuel Negromonte é Jornalista, Mestre em Tecnologia da Informação e atualmente cursa a segunda graduação em Engenharia de Software. Com 14 anos de experiência escrevendo sobre GNU/Linux, Software Livre e Código Aberto, dedica-se a descomplicar o universo tecnológico para entusiastas e profissionais. Seu foco é em notícias, tutoriais e análises aprofundadas, promovendo o conhecimento e a liberdade digital no Brasil.
Sair da versão mobile