Notícias

14/01/2022 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Ataque de ransomware atinge prisão dos EUA

Pagamento de resgate bateu recorde no ano passado.

Ataque de ransomware atinge prisão dos EUA

Bandido contra bandido. Assim podemos definir um ataque de ransomware que simplesmente trancou uma prisão nos Estados Unidos (EUA). O caso foi tão sério que os criminosos cibernéticos derrubaram câmeras de segurança. Ps detentos tiveram de continuar confinados em suas celas, segundo os relatos de documentos judiciais.


Esses ciberataques atingiram o sistema de computador que controla servidores e acesso à Internet. O fato ocorreu na prisão no condado de Bernalillo, no estado do Novo México, na semana passada.

Por um curto período, o sistema de portas automáticas da prisão foi desativado. Então, os funcionários do Metropolitan Detention Center (MDC) tinham que destrancar manualmente cada cela quando os detentos precisavam sair para se exercitar ou se divertir.

A falta de cobertura de câmeras… cria uma preocupação de segurança significativa para a segurança de funcionários e presos durante o tempo fora da cela, diz um processo judicial de 6 de janeiro.

Isso significa que os presos, mesmo os presos da população em geral, estão temporariamente limitados às suas celas.

Os presos ainda serão removidos de suas celas para atendimento médico, mas não receberão ‘tempo limite’ não estruturado.

Ataque de ransomware atinge prisão dos EUA

Ataque de ransomware atinge prisão dos EUA
Ataque de ransomware atinge prisão dos EUA

A prisão foi apenas uma instalação afetada pelo ataque cibernético. A dimensão foi bem mais grave, pois também derrubou serviços em Bernalillo, o condado mais populoso do Novo México.

Um comunicado de imprensa disse que o condado continua sendo afetado por “questões cibernéticas”. Foram interrompidos serviços importantes como a emissão de certidões de casamento, registro de eleitores e transações imobiliárias.

“O público está sendo solicitado a entender a gravidade desse problema de ransomware e que, neste momento, os serviços do condado ainda são limitados”, disse o comunicado.

A AFP não conseguiu contato com a prisão. Não havia informações sobre quem estava por trás do ataque cibernético ou quais eram os pedidos.

Os ataques de ransomware

Este tipo de crime cibernético tem se tornado muito comum nos últimos tempos. Com o ransomware, o hacker obtém dados da vítima ou assume o controle de um sistema de computador. Na quase totalidade de vezes, exige o pagamento de um resgate para devolver esse controle.

No ano passado, os Estados Unidos ofereceram uma recompensa de US$ 10 milhões para quem ajudasse a encontrar os líderes da gangue chamada “DarkSide”. Esta é uma organização com sede na Rússia. O governo norte-americano culpa esse grupo por um ataque que fechou um dos maiores oleodutos do país.

Se tem tanto ataque assim é porque o lucro é muito bom. A estimativa é de que, somente nos Estados Unidos foram pagos em resgate por causa de ransomwares cerca de meio bilhão de dólares. Os números levam em consideração somente o primeiro semestre de 2021. Portanto, esse valor deve ser muito maior que o apurado até agora.

Depois que ocorre o ataque, as empresas e instituições afetadas enfrentam grande pressão para pagar a fim de desbloquear seus dados. Outro ponto a ser levado em conta é prejudicar os clientes e autoridades. A recomendação dos responsáveis pelas investigações é de que não deem dinheiro aos cibercriminosos.

Via SecurityWeek

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.