Ataques por e-mail crescem mais na Europa que nos EUA

Entretanto, números são cada vez maiores em todo o mundo, de acordo com pesquisa.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Uma pesquisa recente sobre ataques feitos usando e-mails mostram um crescimento deste tipo de problema em todo o mundo. Os ataques por e-mail nos EUA cresceram cinco vezes entre junho de 2022 e maio de 2023. No entanto, a Europa viu o total de ataques aumentar sete vezes durante o mesmo período – para uma média de 2.842 ataques por 1.000 caixas de correio em maio. Assim, os ataques por e-mail crescem mais na Europa que nos EUA.

Os dados divulgados hoje pela Abnormal Security mostram que, no que diz respeito aos ataques de comprometimento de e-mail comercial (BEC), a disparidade é ainda maior.

Entre junho de 2022 e maio de 2023, os ataques BEC nos EUA dobraram. Enquanto isso, na Europa, houve um aumento de 10 vezes nos ataques BEC, de uma média de um ataque para uma média de 10 ataques por 1.000 caixas de correio.

Os ataques de BEC incluem técnicas como representação de executivos, fatura com foco no fornecedor e fraude de pagamento, bem como phishing de credenciais, malware e extorsão.

Ataques por e-mail crescem mais na Europa que nos EUA

Ataques por e-mail crescem mais na Europa que nos EUA

Os dados mostram um aumento na probabilidade de receber um ataque BEC ou VEC (compromisso de e-mail do fornecedor) em agosto na Europa. Uma razão para esse aumento repentino pode ser devido às diferenças culturais entre a Europa e os EUA quando se trata de férias de verão.

“Agosto é quando a maioria dos europeus tira férias anuais, e não é incomum que as férias dos funcionários sejam altamente concentradas nessa época, especialmente quando comparadas aos Estados Unidos, onde as férias das pessoas tendem a ser distribuídas de maneira mais uniforme durante os meses de verão, ” diz Chris Martin, diretor europeu da Abnormal. “Os invasores podem esperar que muitos funcionários europeus estejam longe de seus computadores ou distraídos nessa época – uma oportunidade perfeita para atingir vítimas com maior probabilidade de cair por engano em um ataque de engenharia social”.

Você pode descobrir mais no blog Abnormal Security .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.