in

Atenção às interações online de crianças e adolescentes, durante a quarentena

O que pode ser muito divertido para os filhos nas mídias sociais, como o TikTok, deve ser levado a sério pelos pais para protegê-los de possíveis riscos no mundo digital.

atencao-as-interacoes-online-de-criancas-e-adolescentes-durante-a-quarentena

Com a pandemia do Covid-19, tanto os nossos hábitos, atividades, rotinas quanto os de nossos filhos sofreram mudanças repentinas. A recomendação de isolamento social para prevenir o contágio pelo coronavírus exige a colaboração de todos. Para muitas pessoas, isso significa mudar a maneira do seu dia a dia no trabalho, enquanto para as crianças e adolescentes isso se traduz, neste período, em passar mais tempo em casa devido à suspensão das aulas por parte das instituições de ensino fundamental e médio. E assim, seguimos com o uso intensivo das tecnologias disponíveis.

As crianças e adolescentes, por sua vez, precisam de todo o apoio e cuidado mais do que nunca nesse momento. Isso inclui mais tempo com a família para ouvi-los, esclarecer as suas dúvidas, motivá-los a aprender mesmo dentro de casa e especialmente protegê-los, prestando atenção em suas interações na internet. Muitas dessas interações acontecem em alguns dos aplicativos mais populares e baixados, como o TikTok.

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que se tornou uma sensação entre crianças e adolescentes em todo o mundo. Lançado em setembro de 2016 na China, o app registrou quase 5 milhões de downloads no Brasil em dezembro de 2019, de acordo com um levantamento da Statista. Seus usuários podem gravar vídeos sincronizando o movimento de seus lábios com músicas ou fragmentos de áudios conhecidos. O TikTok permite ainda que os usuários se conectem com amigos e seguidores através de curtidas, comentários e até alguns duetos ou desafios. O app deve ser usado com responsabilidade, para que a privacidade da criança ou do adolescente seja protegida e, portanto, os pais discutam e verifiquem com seus filhos o conteúdo que eles criam, aqueles aos quais têm acesso e com quem estão interagindo.

Durante esse período de quarentena, o que pode ser muito divertido para os filhos nas redes sociais também deve ser levado a sério pelos pais para protegê-los de possíveis riscos.

O TikTok, assim como outros aplicativos de mídia social, permite que os usuários com mais de 13 anos registrem uma conta. Portanto, os pais devem ficar de olho no que os seus filhos estão fazendo no aplicativo, nas configurações de privacidade e nas pessoas com as quais se conectam. É por isso que a Avast, líder global em produtos de segurança digital, recomenda que os pais garantam que todas as configurações de privacidade das contas de seus filhos sejam ativadas, para que apenas as pessoas mais próximas e mais confiáveis possam interagir com os seus vídeos ou enviar mensagens para seus apps. Isso significa optar por uma conta privada ou alterar as configurações de comentários, duetos e mensagens de “Todos” para “Amigos”. Se desejar, é possível desativar esses recursos completamente.

Para tornar uma conta do TikTok privada, siga as seguintes etapas:

  1. Vá para a página do perfil do usuário e selecione o ícone de três pontos, no canto superior direito;

  2. Selecione “Privacidade e Segurança”;

  3. Lá, ative a opção “Conta particular”.

Você também pode selecionar quem pode enviar comentários e mensagens diretas, e quem pode fazer um dueto com o seu filho. Usar a configuração “Amigos” ou desativar esses recursos, limita completamente o contato com estranhos.

Além de configurar uma conta privada para proteger crianças e adolescentes, também é possível tomar outras medidas importantes para fazer com que fiquem mais seguros:

  1. Verifique o conteúdo que a criança ou adolescente envia;

  2. Verifique os seguidores da conta;

  3. Acompanhe os conteúdos enviados por seus seguidores;

  4. O app também permite o compartilhamento de vídeos por e-mail, mensagem de texto ou através de outras mídias sociais, sendo possível controlar melhor quem está acessando esses conteúdos para que as crianças e adolescentes possam se apresentar para amigos e familiares, ao invés de uma rede ampla de pessoas. Além disso, o aplicativo oferece recursos digitais que ajudam a limitar o tempo gasto com o app e o acesso a vídeos inadequados.

Com o mundo em constante evolução, estamos mais conscientes sobre os novos cenários, desenvolvimentos e aplicativos cada vez mais atraentes para crianças e adolescentes. Em um momento onde as circunstâncias requerem um compromisso maior por parte de todos, que o primeiro deles seja com as crianças e adolescentes que temos em casa.

Sobre a Avast

A Avast (LSE: AVST) é líder global em produtos de segurança digital. Com mais de 400 milhões de usuários online, a Avast oferece produtos com as marcas Avast e AVG que protegem as pessoas de ameaças na internet e no emergente cenário de ameaças da IoT. A rede de detecção de ameaças da empresa está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e de inteligência artificial para detectar e bloquear ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para Mobile, PC ou Mac têm uma qualidade superior e são certificados pelo VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros. Visite: www.avast.com/pt-br.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Distribuição Fedora 32 será lançada nesta terça-feira

Fedora 32 entra na fase Final Freeze

Finalmente, o YouTube concorda em remover vídeos de fake news sobre o 5G

Finalmente, o YouTube concorda em remover vídeos de fake news sobre o 5G