Atraso na atualização de kernels provoca problemas de compatibilidade de hardware

Você mantém seu kernel atualizado? Pois é bom ficar atento para não enfrentar problemas de funcionamento no seu computador, tablet ou notebook que rodam alguma distribuição Linux. Sem dúvida, um dos grandes problemas no Linux – relacionamento com novos usuários é a questão da compatibilidade de hardware. Lembramos que há um novo kernel a cada dois meses, mais ou menos. Mesmo assim, a não atualização acaba levando muitos usuários a desistirem do sistema operacional. Talvez por desconhecerem como funciona todo esse processo.

Além disso, quem está chegando agora ao mundo Linux deve saber que o kernel é responsável por gerenciar os recursos do computador. Além disso, ele serve de ponte de comunicação entre os diferentes componentes e é a parte invisível do sistema operacional.

Por outro lado, muitos deles são baseados na inclusão de versões LTS ou focados em equipes de poucos recursos, portanto, incluir a versão mais recente do Linux não é uma opção viável.

Atraso na atualização de kernels provoca problemas de compatibilidade de hardware

Linux-Hardware.org lançou recentemente informações com base em dados de telemetria coletados ao longo de um ano. Eles detectaram que o uso de kernels “desatualizados” ou “versões mais antigas” cria problemas de compatibilidade com hardware para 13% dos novos para novos usuários.

Um exemplo bastante claro da situação é o da maioria dos usuários do Ubuntu, nos quais durante o ano passado foi oferecida a versão 5.4 do kernel. Isso é mais de um ano e meio atrás da versão atual 5.13 em termos de suporte de hardware.

Por outro lado, as distribuições que são Rolling-Release (versão contínua) oferecem não apenas kernels mais novos, mas todo o pacote do sistema é constantemente atualizado. No entanto, o único e grande problema que eles sofrem é sua baixa popularidade em comparação com outras distribuições.

O próprio Linus admite que é por isso que o sistema operacional está lutando para se estabelecer na indústria de computadores desktop.

Pesquisa pode ser imprecisa

E ainda poderíamos justificar que o referido número fornecido por Linux-Hardware.org não é exato ou que os números apresentados não representam todos os usuários Linux, já que em grande parte os resultados são baseados em compilações do próprio Linux-Hardware.org tomadas por todos aqueles que usaram a ferramenta «hwinfo».

Ou seja, nem todo usuário de Linux possui a ferramenta instalada e os resultados são baseados em um pequeno grupo de usuários. Mesmo assim os números apresentados são bastante decepcionantes.

Já que, por exemplo, na área de dispositivos BT (bluetooth) os números mostrados nos diriam que nesta área o Linux cobre mais de 95% (a mais alta de todas as áreas), mas das outras áreas os números mostrados são simplesmente catastróficos.

Usuários confirmam problemas

Sobre o assunto, muitos usuários já relataram suas experiências sobre problemas de compatibilidade com o Linux. Eles admitem que o uso de versões anteriores às mais recentes do Linux causou problemas com algum componente de hardware, o que chama o Atenção ( pelo menos pessoalmente) é que existem usuários que afirmam o contrário.

Ou seja, ao usar a versão mais recente, eles apresentam problemas com algum componente de hardware, o que não deveria acontecer, a menos que seu equipamento possua componentes de mais de 20 anos atrás, a situação seria razoável.

Tenho o problema oposto com meu laptop. Kernels mais recentes que 5.0 fazem com que o sistema trave após um ou dois minutos funcionando com a energia da bateria. Presumo que haja algum tipo de problema de gerenciamento de energia, mas como nenhum registro está sendo produzido, é basicamente impossível consertar. Estou totalmente ciente de que o 5.0 não é mais “compatível”, mas “suporte” não significa nada se o sistema não estiver realmente funcionando.

Se você quiser saber mais sobre participe da discussão criada nos fóruns do reddit ou você pode consultar as informações divulgadas pelo Linux-Hardware.org.

Via Linux Adictos

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile