Atualização de software para redução de SAR do iPhone 12 foi aprovada pelas autoridades francesas

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Nos últimos dias, os franceses foram pegos de surpresa com uma proibição do iPhone 12, em função dos níveis de radiação emitidos pelo aparelho. Essa semana, a Apple lançou uma atualização para resolver esse problema, mesmo depois de afirmar que ele não existia. Agora, as autoridades francesas aprovaram essa atualização lançada pela Apple.

Atualização de software do iPhone 12

Embora as últimas duas semanas tenham sido sobre a série iPhone 15, tivemos um estranho desenvolvimento recente com o iPhone 12 de três anos na França. A Agência Nacional de Frequência (ANFR) descobriu que o iPhone 12 vanilla estava emitindo ondas eletromagnéticas acima do permitido, o que forçou o regulador a proibir a Apple de vender o dispositivo no mercado local e exigiu que Cupertino emitisse uma atualização de software.

Um novo relatório da ANFR afirma que o regulador aprovou agora a atualização de software do iPhone 12 da Apple (versão 4.06.02), que foi testada pela agência francesa e reduziu os níveis de taxa de absorção específica (SAR) para 3,94W/kg. O comunicado de imprensa diz “Agora cabe à Apple distribuir a nova atualização a todos os usuários do iPhone 12 na França”.

atualizacao-de-software-para-reducao-de-sar-do-iphone-12-foi-aprovada-pelas-autoridades-francesas

As alterações encontradas no dispositivo da Apple

O padrão da UE para o SAR de um dispositivo colocado no bolso é de 4,0 watts por quilograma, enquanto o iPhone 12 tinha um SAR de 5,74 W/kg antes da última atualização. Deve-se notar que os métodos de teste na França diferem dos de outros países, pois incluem testes SAR para membros (ou seja, segurar o telefone na mão) nos quais o iPhone 12 falhou.

Curiosamente, o iPhone 12 não estava acima do limite SAR quando foi lançado pela primeira vez em 2020, mas a agência francesa introduziu o seu SAR atualizado para métodos de teste de membros nesse mesmo ano.

Autoridades de vários estados membros da UE, incluindo Bélgica, Alemanha e Itália, solicitaram anteriormente à Apple que publicasse esta atualização para toda a UE, mas resta saber se a Apple irá empurrar a atualização para outros países fora da França.

A verdade é que não sabemos até agora se os níveis encontrados nos iPhones 12 da França também estão altos em outros países. No entanto, alguns já estão fazendo seus testes e, caso estejam, a Apple empurrará essa atualização para eles também. Esperamos que os níveis sejam normalizados nos iPhones que passam por esse problema, para que não tragam prejuízos para os usuários.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.