Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

14/09/2021 às 13:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Atualização do GameMaker Studio 2 traz o editor Ubuntu Linux Beta

Veja as novidades deste recurso para jogos.

Atualização do GameMaker Studio 2 traz o editor Ubuntu Linux Beta

Sabe-se que pelo menos desde o início de agosto a empresa YoYo Games estava introduzindo o editor GameMaker Studio 2 para Linux. Além disso, saiu a última atualização oficial do Beta deste recurso. Sendo assim, faz algum tempo que já estava disponível. Porém, estava escondido em uma postagem do fórum. No entanto, a partir da versão 2.3.4.580, é oficialmente anotado no changelog. Portanto, a atualização do GameMaker Studio 2 traz o editor Ubuntu Linux Beta.

Contudo, o interessante é que a YoYo Games sempre foi muito dura com o “só oferecemos suporte ao Ubuntu” para seus jogos exportados e parecia que isso serviria para o editor. Nas notas de lançamento, porém, ele afirma “que esta é a única distribuição Linux para a qual oferecemos suporte oficial neste Beta”, o que abre possibilidades de que tenha novas aberturas. 

De qualquer forma, é um grande passo para o desenvolvimento de jogos no Linux vê-lo mais oficial do que nunca agora. Assim, esta nova construção também é a versão que agora usa mais tecnologia de plataforma cruzada como um todo. O IDE (o editor) agora usa a tecnologia SDL2 para todas as entradas e saídas de áudio. Além disso, o IDE agora renderiza tudo usando FNA3D também. O uso de ambos os habilitará a fazer coisas muito melhores entre plataformas e manterá as coisas iguais no Linux, macOS e Windows.

Atualização do GameMaker Studio 2 traz o editor Ubuntu Linux Beta

Atualização do GameMaker Studio 2 traz o editor Ubuntu Linux Beta

2.3.4 muda muitos dos sistemas subjacentes para entrada e saída e como o IDE é renderizado, permitindo-nos corrigir algumas diferenças de longa data IDE do Windows versus IDE do Mac e também para melhor suportar dispositivos de entrada modernos e novos sistemas operacionais no futuro. Você pode não notar muitas mudanças e isso pode parecer um pequeno lançamento, mas houve muitas mudanças, correções e melhorias feitas em todo o IDE.

Também há uma revisão nas versões do Visual Studio agora necessárias. Quase todas as plataformas que usavam o VS2015 antes agora exigem o Visual Studio 2019, portanto, certifique-se de instalá-lo se ainda não o fez e também verifique se os caminhos de preferências GMS2 agora estão corretos, caso contrário, você terá erros ao criar plataformas YYC/UWP/consoles. Mais informações e um link para os SDKs necessários podem ser encontrados mais abaixo nesta página ou no menu Ajuda dentro do próprio GMS2.

Também conseguimos duas novas exportações de console – Microsoft Xbox Series X/S e Sony PlayStation 5! Se você já estiver aprovado para consoles, eles aparecerão no gerenciador de destino normalmente.

É claro que também há uma série de correções de bugs importantes, portanto, leia as notas de lançamento com atenção. Veja abaixo as mudanças e correções do IDE e verifique as Notas de Lançamento do Tempo de Execução para mudanças e correções no jogo.

Esperançosamente, em algum ponto, eles consertarão suas dependências para não exigir algumas bibliotecas específicas do Ubuntu para jogos exportados. Você possivelmente já se deparou com um erro no passado com jogos GMS2 que geram um erro semelhante à “versão` CURL_OPENSSL_3 ‘não encontrada “. Felizmente, um desenvolvedor escreveu um guia para outros desenvolvedores que enviam jogos GMS2 que funcionarão em todas as distribuições e, recentemente, a Valve atualizou o Steam Linux Runtime para contornar isso também.

Via GamingonLinux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.