Audacious 4.3 Beta adiciona plug-in PipeWire e restaura GTK3 + envia suporte Qt6

O programa Audacious 4.3 lançou uma versão Beta que adiciona plug-in PipeWire e restaura GTK3 + envia suporte Qt6 mais evoluído. Os usuários de Linux mais antigos provavelmente têm boas lembranças do reprodutor de áudio XMMS de duas décadas atrás. Para aqueles que gostavam do XMMS antigamente, o Audacious continua sendo atualizado como um fork moderno do XMMS.

Na semana passada foi lançado o primeiro beta do próximo player de música Audacious 4.3. Notável com o Audacious 4.3 é que agora ele adiciona um plug-in de saída PipeWire nativo. 

O Audacious 4.3 também adiciona um plug-in de decodificador de áudio Opus, e o suporte para GTK3 foi restaurado enquanto ainda é padronizado para GTK2. A porta do kit de ferramentas Qt6 do jogador Audacious agora também é considerada madura, mas no lado Qt ainda será padrão para Qt5.

Audacious 4.3 Beta adiciona plug-in PipeWire e restaura GTK3 + envia suporte Qt6

O Audacious 4.3 também poliu seu suporte ao sistema de compilação Meson para que agora esteja completo, agora há manipulação para fluxos de áudio Ogg FLAC, suporte para leitura de tags de letras incorporadas e uma variedade de outros novos recursos e correções.Mais detalhes sobre o novo lançamento do Audacious 4.3 Beta 1 via audacious-media-player.org.

FFmpeg está pronto para mais otimizações AVX-512

Já existem algumas otimizações do AVX-512 para o software contido na biblioteca multimídia FFmpeg, mas há espaço para um maior uso do AVX-512, especialmente agora com a AMD suportando esta expansão Advanced Vector Extensions e as mais recentes CPUs Intel Xeon com pouco custo associado agora com o AVX -512 uso.

O desenvolvedor do FFmpeg, Kieran Kunhya, apresentou no FOSDEM no último fim de semana em Bruxelas sobre o uso do AVX-512 no FFmpeg. As instruções do AVX-512 podem ser muito valiosas para melhorar o desempenho, especialmente entre o software de codificação/transcodificação de multimídia. Kieran Kunhya analisou o uso existente no FFmpeg e no decodificador dav1d AV1 e repassou alguns dos fundamentos do uso do AVX-512.

A esperança, porém, é ver mais uso do AVX-512 no FFmpeg. É lamentável que a Intel tenha descartado o AVX-512 com Alder Lake de seus processadores Core, enquanto pelo menos com AMD Zen 4 agora há suporte para AVX-512 na pilha de produtos de desktop/laptop e servidor – a implementação AVX-512 do Zen 4 provou ser muito eficiente tanto para uso Ryzen quanto EPYC. Intel Sapphire Rapids AVX-512 também está em ótima forma.

Quem desejar conhecer mais sobre o projeto, basta acessar este link.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile