Audacity 3.2 vem com efeitos em tempo real e VST3

Por ouro lado, possui ainda suporte FFmpeg 5.0 e WavPack.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O programa de edição de áudio Audacity 3.2 foi lançado como a versão estável mais recente deste software editor de áudio poderoso, gratuito, de código aberto e multiplataforma para sistemas GNU/Linux, macOS e Windows. Sendo assim, o novo Audacity 3.2 vem com efeitos em tempo real e VST3, suporte FFmpeg 5.0 e WavPack.

O Audacity 3.2 está aqui quase um ano após a série Audacity 3.1 e apresenta vários novos recursos interessantes, como efeitos em tempo real para as unidades de áudio, plugins LADSPA, LV2 e VST3, suporte para efeitos VST3, suporte para o formato de compressão de áudio aberto WavPack , bem como suporte para a mais recente estrutura multimídia FFmpeg 5.0.

Audacity 3.2 vem com efeitos em tempo real e VST3

Como parte do novo recurso de efeitos em tempo real, o Audacity 3.2 adiciona um novo botão Efeitos ao menu de faixas para permitir que você coloque efeitos em tempo real. Além disso, o menu Efeitos recebeu uma nova classificação e agora você encontrará outras opções de classificação e agrupamento nas preferências de Efeitos. Aqui está o recurso de efeitos em tempo real em ação!

A interface do usuário também recebeu várias mudanças, como a fusão da barra do mixer com as barras do medidor, um recurso de compartilhamento rápido de áudio e um novo botão de configuração de áudio por padrão que substitui a barra de ferramentas do dispositivo (você ainda poderá re- adicione a barra de ferramentas do dispositivo através do menu Exibir > Barras de ferramentas).

Outras mudanças importantes

Audacity 3.2 vem com efeitos em tempo real e VST3

O Audacity agora pode ser compilado sem suporte a JACK em sistemas GNU/Linux, mpg123 agora é usado como o importador de MP3 padrão em vez de mad, há suporte para diretórios XDG em sistemas GNU/Linux e os plugins agora são verificados automaticamente, testado e habilitado quando o Audacity é iniciado.

Por outro lado, o Audacity 3.2 também corrige vários problemas para melhorar o suporte M4A/AAC para permitir que você defina a taxa de bits entre 98 e 160 kbit/s para mono ou entre 196 e 320 kbit/s para estéreo, importação de arquivos MP3, processamento em lote, GTK empacotamento em AppImages e outras funcionalidades.

A licença do Audacity foi atualizada, bem como parte desta versão principal para suporte a VST3. Como tal, os binários do Audacity agora estão licenciados sob a GNU General Public License, Versão 3, enquanto a maioria dos arquivos de código permanece sob GPLv2 ou posterior.

Você pode conferir as notas de lançamento completas na página GitHub do projeto para leitura extra e baixar o Audacity 3.2 do site oficial como um AppImage que você pode executar em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada em seu computador.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.