in

Aumenta procura por Python e habilidades da AWS

SQL e Java são os que mais apresentam listas de empregos de tecnologia nos EUA, mas o Python está alcançando rapidamente.

Aumenta procura por Python e habilidades da AWS

As habilidades tecnológicas mais procuradas no mercado de trabalho nos EUA são SQL e Java. É isto o que mostra uma análise das habilidades listadas nas ofertas de emprego nos últimos cinco anos. No entanto, do mesmo modo, que aumenta procura por Python e habilidades da AWS. Assim, de acordo com o site Indeed.com, uma das mudanças mais marcantes nas listas de empregos de tecnologia durante esse período é justamente o crescimento do Python.

Esses novos dados sobre a ascensão do Python refletem os rankings de popularidade da linguagem de programação. Eles mostram que o Python é a linguagem mais popular ou a caminho de se tornar.

Aumenta procura por Python e habilidades da AWS

Aumenta procura por Python e habilidades da AWS

As listagens de empregos mencionadas no Python cresceram de apenas 8% em setembro de 2014 para 18% em setembro de 2019. Atualmente, o Java foi mencionado em 20,8% das listagens, enquanto o SQL foi citado em 21,9%.

A rápida ascensão do Python é frequentemente atribuída ao crescimento da ciência de dados e ao interesse atual em aprendizado de máquina e inteligência artificial, auxiliado por diversos pacotes e ferramentas de desenvolvedor Python de terceiros.

Gigantes da tecnologia usam milhões de linhas de código Python, tais como Instagram e Dropbox. Nestes casos, já possuem o código atualizado para Python 3.x ao longo dos últimos anos, devido ao fim iminente do Python 2.x  em janeiro próximo. O Python também se tornou essencial para gigantes bancários como o JPMorgan.

Aumenta procura por Python e habilidades da AWS

O gráfico interativo do Indeed mostra que a demanda por desenvolvedores com conhecimento da AWS também cresceu nos últimos cinco anos. Hoje, cerca de 14% das listagens de empregos exigem conhecimento da AWS.

As listagens de empregos que mencionam o Microsoft Azure também mais que dobraram, porém estão listadas apenas em 6,9% das postagens hoje. Apenas 0,8% das listagens de empregos mencionam o Google Cloud Platform.

de fato-gráfico-aws-azure-gcp.png
A demanda por desenvolvedores com conhecimento da AWS cresceu nos últimos cinco anos.Imagem: Indeed.com

As teorias sobre o crescimento

Aumenta procura por Python e habilidades da AWS

Na verdade, o economista da Hiring Lab, Andrew Flowers, tem uma teoria sobre por que o Python e a AWS cresceram tanto nos últimos cinco anos. A participação do Python cresceu 123%, enquanto a AWS cresceu 418% no período.

É claro que engenheiros de software e desenvolvedores de pilha completa, para nomear dois cargos comuns de tecnologia, usam cada vez mais o Python. E esses mesmos funcionários também usam muito a AWS, escreve Flowers.

Mas uma grande razão por trás do crescimento excepcional do Python e da AWS é que o mix de tarefas de tecnologia subjacente está mudando de maneiras que favorecem essas linguagens de programação.

O outro fator que ele atribui ao crescimento do Python e da AWS é a crescente demanda por cientistas e engenheiros de dados. No entanto, ele observa que a crescente demanda por engenheiros de DevOps alimentou amplamente o aumento da AWS nos dados.

As 10 principais habilidades por compartilhamento de ofertas de emprego em 2019 foram SQL, Java, Python, Linux, JavaScript, AWS, C ++, C, C # e .NET.

top-10-tech-skills-chart-corrigido-nov-16-19-1-1024x582.png
A participação do Python cresceu 123%, enquanto a da AWS cresceu 418% no período.Imagem: Indeed.com

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.